terça-feira, 30 de setembro de 2014

alquimia


Quem foi o primeiro alquimista ?

Ninguém sabe. A origem da alquimia é um mistério

Alquimia
... praticada em culturas antigas em todo o mundo
... a crença de que os seres humanos podem imitar os processos de criação e destruição primordiais
... a transformação de produtos químicos e metais através de processos como aquecimento, resfriamento, condensação e separação (hrelatos ancestrais – trnaformação de chumbo em ouro)
... contribuições para a medicina, indústria, e avanços técnicos em medicamentos, corantes e melhorias na fabricação de vidro e fornos.

Para outros alquimistas, as alterações dos materiais são apenas um sinal terrestre de grandes mudanças filosóficas e metafísicas. Os textos alquímicos encontrados, escritos numa linguagem simbólica,  indicam rumos à sabedoria e conhecimento. Essas alegorias e símbolos levaram a psicólogos modernos a argumentarem que os textos alquímicos contêm informações importantes sobre as emoções humanas arquépticas. No passado, a alquimia foi relacionado para a redenção espiritual, a vinda do apocalipse, e a busca de pedra filosofal.

sábado, 27 de setembro de 2014

Gershwin's Day

1937
Born in Brooklyn New York in 1898, George Gershwin began working as a song plunger for the Jerome H. Remick and Music Publishing Company after leaving school when he was fifteen. Classically trained both as a pianist and in music composition he soon proved to be an invaluable asset writhing and performing works of his own. After achieving a number of minor hits he struck it big in 1919 when popular singer Al Jolson performed his original tune "Swanee" featuring words by Irving Caesar. During the early 1920s George collaborated frequently with lyricist Buddy DeSylva with who he penned the one-act jazz opera "Blue Monday". He went on to write a string of Broadway musical comedies with his brother Ira Gershwin throughout the decade beginning in 1924 with "Lady Be Good".  After experiencing with blinding headaches and coordination problems in early 1937 George's condition only worsened plaguing him with hallucinations and blackouts.  On the morning of July 11, 1937, George Gershwin one of the greatest composers of the 20th century died in Los Angeles at Cedars of Lebanon Hospital after an unsuccessful operation to remove his brain tumor.
His works have long been favored by jazz musicians.

Some of Gershwin's other compositions that became jazz standards include "Summertime", "Embraceable You", "I Got Rhythm", "A Foggy Day", "But Not for Me", "They Can't Take That Away from Me", and "Love is Here to Stay". 

Gershwin's Day - "Rhapsody in Blue" the Bulgarian National Radio Symphony Orchestra. 
Gershwin´s on Piano himself


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

... o teatro anda por aí....


Texto do grupo de teatro Trigo Limpo/ Teatro ACERT 
"A segunda digressão de A Viagem do Elefante, espectáculo teatral e musical levado à cena pelo Trigo Limpo/ Teatro ACERT a partir do romance homónimo de José Saramago, chega ao fim neste fim de semana. Desde Maio, em Viseu, o elefante Salomão percorreu catorze localidades da região Viseu Dão Lafões e em cada uma contou com a participação de centenas de pessoas que aprenderam, ensaiaram e deram vida a algumas personagens desta peça. Em Aguiar da Beira, no próximo sábado, chega ao fim este périplo, no qual tive o prazer e a enorme sorte de participar. Contar o que aconteceu em cada localidade, perceber o modo como a chegada de Salomão mudou a terra e as pessoas que nela vivem, descobrir sítios, gente, artes e ofícios, acompanhar ensaios, montagens de cena, deslocações de Salomão e da equipa, visitar lugares e aprender muito em cada um deles, tudo isto tem sido a minha tarefa ao longo dos últimos meses, na companhia dos meus camaradas de trabalho Ricardo Viel, Ricardo Chaves e Carlos Teles, para além de toda a equipa do Trigo Limpo/ ACERT. Daqui a algum tempo, um álbum gráfico dará conta de tudo isto, ou da parte que couber nas páginas de um livro. Não sei se haverá espaço para dizer o quanto tem sido bom conhecer e conviver com as pessoas que fazem a ACERT e que dão vida a esta Viagem, nos palcos criados na rua ou atrás deles, entre cabos eléctricos, focos de luz, papéis, computadores e muitas viagens de carro pelo centro do país. "Sempre chegaremos ao lugar onde nos esperam", escreveu José Saramago, e ao fim de tantos dias de viagem creio que é, de facto, verdade; é que mesmo quando não nos esperam, é bom chegar e ser recebido como se esperados fôssemos".

Bom exemplo também o dos Artistas Unidos que planeiam fazer uma verdadeira volta a Portugal com a peça de Tennessee Williams "Gata em Telhado de Zinco Quente".


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

um livro de Mário Caeiro...

«Arte na Cidade – História Contemporânea»

Sessão de lançamento do livro de Mário Caeiro a contar com a apresentação de Delfim Sardo e a participação do artista Xana, no dia 1 de Outubro às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa.
Uma edição Temas e Debates / Círculo de Leitores.
«Tendo como objetivo elucidar o público acerca das possibilidades que a arte oferece à cidade contemporânea, este livro destina-se a um público vasto, composto por estudantes, artistas, arquitetos, designers, urbanistas, engenheiros e todos os interessados nas ciências sociais e na cidade como tecido social.

Do registo de pequenos e grandes acontecimentos da arte contemporânea às possibilidades que esta arte oferece às cidades de hoje, passando pelos segredos da linguagem da arte pública e pelas perspetivas da arte do futuro, este livro é como um caleidoscópio em que sucessivas lentes, disciplinas, saberes, e seus jargões, experiências e seus momentos, se aproximam no âmbito de uma mesma realidade fluida e em mutação.»

Introdução disponível online. (pdf)

domingo, 14 de setembro de 2014

... a cidade das arcadas...

BOLOGNA - Emilia Romana
Cultura e Arte
Das torres medievais às igrejas e museus...
Uma cidade viva!
                                                                  A cidade das arcadas...

sábado, 13 de setembro de 2014

...Arte Contemporânea em Bologna...

MAMbo
Uma recente (3 anos) adição a toda a arte (medieval) de Bologna.
Museu de Arte Moderna em Bolonha (MAMbo).
Um espaço bem recuperado ...
... coleção que precisa de crescer... mas a condições estão reunidas.

















Temporáriamente, o espaço acolhe a coleção MORANDI.



sábado, 6 de setembro de 2014

CONVITES


... duas grandes exposições na BIBLIOTECA FCT UNL (2)

Partindo do universo dos livros das bibliotecas, onde apesar de um espírito de comunidade e partilha, os livros podem ser considerados impessoais. Contudo passam pelas mãos de pessoas, transportam uma energia que é o resultado de pequenas histórias dessas pessoas com esses livros. Os livros das bibliotecas, andam em constante viagem pelas vida das pessoas.
É na perspectiva dessa viagem que se aplica uma arqueologia relacional entre as pessoas e os livros. Processo de trazer e recuperar as experiências sensoriais, emocionais e afectivas que as pessoas estabeleceram com os livros - narrativas artísticas - numa recolha desses pensamentos e expresso em depoimentos orais. O projecto resulta numa instalação multimédia que parte de um processo de arqueologia de investigação das pessoas que utilizaram um mesmo livro.
Um projecto piloto partindo do livro “Como um Romance” do escritor francês Daniel Pennac.
4 pessoas que requisitaram na biblioteca e leram o mesmo livro. 4 entrevistas individuais.


... duas grandes exposições na BIBLIOTECA FCT UNL (1)


Rita Barros: Fotografias 1987-2014
15 de Setembro | 15 de Novembro
2ª a 6ª feira | 09:00h - 20:00h
Sábados | 18 e 25 de Outubro, 15 Novembro | 15h - 18h

Abertura da Exposição: 13 Setembro | 17h
Dia da Artista: 13 de Outubro | 18h
Mesa-Redonda: 15 de Outubro | 18h

Situado no coração de Manhattan – na Rua 23, entre as 7ª e 8ª Avenidas – o Hotel Chelsea representou, no século XX, a casa das artes americanas e uma Meca profana para artistas de todo o mundo. Escritores, pintores, dramaturgos, actores, realizadores, compositores e artistas rock e pop viveram e criaram lá algumas das suas melhores obras. Outros acabaram lá os seus dias, num processo de auto-destruição e morte. Vendido em 2011, o Chelsea – um edifício classificado como de interesse arquitectónico e cultural – está a ser esventrado, apagando-se a memória de um passado ilustre. “BOHEMIA” é simultaneamente uma celebração de glórias passadas e um requiem pelo presente através da câmara empenhada de Rita Barros.


RITA BARROS nasceu em Lisboa e vive há mais de trinta anos no Hotel Chelsea, Nova Iorque. Fotógrafa freelancer, tem um BA em fotografia pela State University of New York (SUNY), e um MA em Art in Media pela New York University (NYU) / International Center of Photography (ICP). Actualmente é professora-adjunta de fotografia na NYU. Iniciou-se na fotografia em meados dos anos 1980 retratando as grandes figuras do jazz, pop e rock em concerto. De resto, o seu trabalho é íntimo e pessoal, centrado no seu corpo e ambiente quotidiano; também poliforme – da imagem singular à série, performance, video e livro de artista.