segunda-feira, 20 de outubro de 2014

... uma galeria em Bragança...

HISTÓRIA e ARTE 
uma pequena galeria (entre o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e o Centro de Fotografia Georges Doussau e o Museu de Abade de Baçal) em Bragança dirigida com entusiasmo por Emília Nogueiro.

Neste momento o espaço apresenta uma exposição de José Barrias...


Diz EN: "há três anos “descobri” José Barrias em Serralves senti um sobressalto na maneira de me relacionar com o trabalho da arte. O efeito, ou o “eco” de tudo o que vi, senti e pensei perdurou em réplicas várias que me fizeram repensar modelos e fronteiras desse trabalho. A contemporânea democracia virtual permitiu-me, desde Bragança, aproximar-me do autor, que vive em Itália, e questioná-lo. A partir desse momento no meu imaginário cartográfico Bragança e Milão ficaram mais próximas e agora é o amplo voo de José Barrias que chega ao nosso telúrico “reino maravilhoso” para selar este ciclo de correspondências, que fica selado mas não fechado…".


domingo, 12 de outubro de 2014

...a perfeita...

Tudo o que faz toca a perfeição.
Revisitar compositores, trazer das sombras do esquecimento obras únicas ou descobrir repertórios considerados perdidos...

Da Rússia "con amore"...
Cecilia Bartolli - novo álbum new album – ‘St Petersburg’ - Decca
Bartolli explora as árias das cortes russas das imperatrizes (Anna Ioannovna (sobrinha de Pedro o Grande, 1730–40), Elizaveta Petrovna (Elizabeth, 1741–62) e Catherine II (Catarina a Grande, 1762–96) ... obras bem escondidas nos arquivos Mariinsky... e o olhar para a Europa.