domingo, 28 de julho de 2019

Graffiti – Arte ou Vandalismo

2009
A Biblioteca FCTNOVA (Campusde Caparica) organizou uma exposição/intervenção/debate sobre o tema Graffiti – Arte Urbana /Terroir Graffiti.

A exposição promoveu uma ideia de abertura institucional e científica a esta área de intervenção artística, capazes de articular o campo da arte, da intervenção urbana e da cultura. A exposição integra uma dimensão extramuros[acompanhamento de writersna sua actividade quotidiana, através da realização e produção de um documentário], outra intramuros[pintura mural dentro do campus de Caparica] e uma terceira indoor[instalação efémera de artes plásticas na nave da Biblioteca]. 
Anabela Santos, uma artista plástica que aceitou o desafio de articular a sua linguagem com o mundo do graffiti, e Tiago Beijoco e Luís Nascimento, dois writersinteressados em aliar à sua actividade artística uma dimensão reflexiva.
Curadoria: Mário Caeiro 
O debate foi uma componente fundamental do evento, reunindo personalidades que trabalham sobre o tema da cultura no espaço urbano, como forma de reflectir de forma breve mas integrada sobre uma realidade quotidiana perante a qual todos temos opinião, ou pelo menos uma experiência directa potencialmente crítica (temas centrados quase sempre na legitimidade da sua prática e pouco nos aspectos verdadeiramente estéticos e culturais que deveriam enriquecer a visão dos todos quantos desejem ter uma opinião fundamentada sobre a realidade urbana, complexa por natureza.


2019
Génio ou Vândalo? 
Lisboa recebe a primeira grande exposição de Banksy em Portugal.
O tema retomado é sempre atual.

Na Cordoaria Nacional a exposição “Banksy: Genius or Vandal”, é a primeira grande mostra em Portugal sobre o iconoclasta britânico que revolucionou a arte contemporânea e cuja identidade permanece uma incógnita.
Banksy é um artista de rua, “vândalo”, ativista político e diretor de cinema anônimo com sede na Inglaterra, ativo desde os anos 90. Arte satírica de rua e os seus epigramas subversivos combinam o humor negro com o graffiti executado em uma técnica particular.



quarta-feira, 24 de julho de 2019

Postais de Tóquio (5)

[Teatro Kabuki]

Postais de Tóquio (4) - Museus

[The National Art Center]
edifício magnífico em metal e vidro
Exposições temporárias:  caligrafia japonesa, Eghon Schiele e Klimt, e Christian Boltanski.





Postais de Tóquio (3) - Museus

[Mori Arte Museum]
desafiante, cultura e contemporaneidade
excelentes expos tempotárias
Chiahru Shiota dominava completamente o espaço expositivo. Impressionante
Skyview






Postais de Tóquio (2) - Museus

[MOMAT – Museu de Arte Moderna de Tóquio]
Excelente coleção de pintura, forte influência do ocidente nos modernos japoneses
… comparar com Braque, Degas, Monet, Moreti, Cézanne, etc…
Obras de grande interesse no modernismo japonês (ex. grandes paineis de KONDO)

                                       
                                          Pinturas
                                       

                                          KONDO Kuichiro - sumi on paper
                                          Cenas de camponeses e paisagens



                                     


Postais de Tóquio (1) - Museus

[Museu Nacional de Tóquio] (complexo cultural UENO)
tradicional
obras interessantes em particular os biombos Namban
vistas para jardins cuidados





segunda-feira, 1 de julho de 2019

UNESCO 2019 e a Tabela Periódica



Em 2019, comemora-se o Ano Internacional da Tabela Periódica (UNESCO) e 150 anos da sua criação pelo químico russo Dimitry Mendeleev. O Departmento de Química e a Biblioteca do Campus de Caparica, FCT NOVA associam-se a esta data festiva, organizando uma série de eventos que decorrerão de Fevereiro a Dezembro de 2019 (programa provisório em anexo). 

Uma série de seminários e muitas outras atividades têm um papel central envolvendo oradores convidados. A escolha dos oradores visa promover uma melhor compreensão da importância da Tabela Periódica, em suas várias vertentes de interesse, e o contacto com estes cientistas de reconhecido mérito internacional será uma oportunidade única para estudantes, professores e investigadores não só do Campus da FCT NOVA.

Para uma visão compreensiva dos muitos eventos consultar:
https://eventos.fct.unl.pt/international-year-periodic-table-2019

Patchwork - Periodic Table
The FCT NOVA invited to produce one square (30 x 30 cm) referring to one of the 118 chemical elements. On a basis "first arrived / first served", the members of the Faculty choose a chemical element, as the motif of the work to be proposed. Imagination drive the artworks (tiles, wood, drawing, canvas, painting, laser cut, 3D plotting, carving, tissue, needling, etc… sky is the limit). 118 squares were assembled as a large patchwork that will be installed at the entrance of the Chemistry Department and presented at several occasions, namely Library, Ciência Viva and Academy of Sciences.