A exposição GABINETE DA POLITÉCNICA – O Importantário Estetoscópio, é o resultado de uma expedição dirigida por Pedro Portugal aos arquivos, colecções, caves, sótãos, reservas, bibliotecas e arrecadações dos antigos Colégio dos Nobres e Escola Politécnica de Lisboa, hoje Museu de Ciência e Museu nacional de História Natural da Universidade de Lisboa.
A experiência consiste em obrigar os objectos naturais e não naturais das colecções, a um diferente procedimento taxonómico e a resultados essecialmente visuais, com o objectivo de condicionar toda a história ser contemporânea da forma como a arte contemporânea o faz. Os ossos, instrumentos, fósseis, animais naturalizados, fotografias e livros apresentados no GABINETE DA POLITÉCNICA estão arrumados acientíficamente. Todos os objectos são submetidos à indução artificial da abstracção, em que o significado é desvitalizado. Imagina-se que assim possam ser aceites como pertencentes a uma nova ordem do conhecimento, evidenciando outra eficácia e utilidade.
Um espaço e uma exposição a não perder.
O "amontoado de coisas" achadas/perdidas/existentes/redescobertas torna a sala num gabinete de surpresas, de descobertas, de curiosidades num imenso potpouri, que dá vontade de vasculhar, mexer, revirar. A todo o momento somos surpreendidos. Os velhos instrumentos pactuam com as peças variadas, desirmanadas. Os animais em atitude ou embalsamados "zelam" pelos conteúdos. Os armários esteticamente belos (assim como o mobiliário) acolhem caixas, malas, e objectos desconcertantes. Uma provocação e um desafio.
Sem comentários:
Enviar um comentário