O novo programa do
MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga, designado por Obra Convidada, que irá
trazer ao Museu obras de arte de importantes instituições internacionais,
inicia-se com Lucas Cranach, o Velho, Alemão (1472–1553).
Um espectacular confronto entre duas pinturas afins.
Vinda do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, Judite com a Cabeça de Holofernes apresenta-se ao lado da célebre Salomé com a Cabeça de São João Baptista, do MNAA. Uma extraordinária ocasião para entrar em contacto com o peculiar e vasto universo feminino da obra de Cranach. Voluptuosidade podem ser emblemas de virtude heróica (Judite) ou
de sedutora perversidade (Salomé) e onde frequentemente se esbatem ou se tornam ambíguas as noções de beleza, sagrada e profana.
A reunião destas duas pinturas – pela primeira vez, dado que nunca participaram nas mesmas exposições – permite-nos ver a forma semelhante como Cranach retrata duas figuras diferentes, utilizando os mesmos artifícios e uma composição similar.
24 Janeiro – 28 Abril 2013
Galeria de Pintura
Europeia do MNAA
OBRA CONVIDADA
Judite com a cabeça de Holofernes, ca. 1530
Óleo sobre madeira
89.5 x 61.9 cm
Rogers Fund, 1911, MoMA
Salomé
Óleo sobre madeira
61 x 49,5 cm
Academia Real de
Belas-Artes, Lisboa
MNAA inv. 738 Pint
O tema da bela Salomé
que através da insinuação da sua grande beleza e graciosidade da sua dança
conseguiu de Herodes como recompensa e por instigação da mãe, a cabeça de João
Baptista, é recriado de forma poderosamente sintética neste painel. A jovem, vestida com riquíssimos trajes recebe nas mãos a
bandeja contendo a cabeça, acabada de cortar, do profeta. A força desta imagem
reside também no jogo dos olhares: o de João Baptista que parece conter ainda
uma réstia de vida, interpela o espectador, enquanto a bela e imperturbável princesa
olha em frente, sem emoção, parecendo intocada pelo drama. No canto superior
direito da pintura inscreve-se um dragão alado, marca da oficina do pintor,
utilizada entre 1508 e 1537.
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