Para quem não conhece JP Simões… aconselho vivamente. Óptimo letrista, canções (algumas) irreverentes que contam em geral boas histórias. Dizem que tem algo de Chico Buarque! Mas JPS é um cantor e compositor português.
Nasceu em Coimbra em 1970. Estudou Jornalismo, Direito da Comunicação, Escrita de Argumento, Saxofone, Lingua Árabe e é Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa, mas tem exercido essencialmente música nos últimos 17 anos com os Pop dell’Arte, Belle Chase Hotel, Quinteto Tati, (etc...) e a solo.
Escreveu contos, letras de canções, argumentos para cinema e participou activamente como músico e actor em filmes de Fernando Vendrell, Edgar Pêra, António Ferreira e algumas bandas sonoras para documentários.
No teatro, escreveu o libreto da “Ópera do Falhado” (Editora 101 Noites, 2004) partilhando a invenção musical com o compositor Sérgio Costa.
Discografia resumida:
1995 - Sex Symbol (Pop Dell'Arte)
1998 - Fossanova (Belle Chase Hotel)
2000 - La Toilette des Étoiles (Belle Chase Hotel)
2004 - Exílio (Quinteto Tati)
2007 – 1970 (JP Simões)
2009 – Boato (JP Simões) ao vivo no S.Luiz… uma boa restrospectiva!
2010 (NOVEMBRO) - Onde Mora o Mundo (JPSimões & Afonso Pais)
Bibliografia resumida:
2004 – “A Ópera do Falhado”, Edições 101 Noites, libretto (algumas das canções no CD BOATO)
2007 – “O Vírus da Vida”,
Um novo disco de JPS a chegar. Os Belle Chase Hotel voltam aos palcos com a formação original. Primeiro concerto da banda liderada por JPS foi agora a 12 de Novembro, em Coimbra. Segue-se mini-digressão pelo país. Seguir info no Blitz!
Sem comentários:
Enviar um comentário