Lavoisier
pintado por Mademoiselle Brossard-Beaulieu (colecção privada)
Antoine Laurent Lavoisier - um homem multifacetado - químico, economista, e um funcionário público. Descobriu o papel do oxigénio na combustão, pioneiro em estudos sobre oxigénio, pólvora e a composição química da água. Em 1789 as suas teorias foram publicadas no "Traité elementaire de chimie". As ilustrações foram criadas por Mme Lavoisier que foi aluna do grande pintor David. Foi guilhotinado durante o período da revolução.
Antoine -Laurent Lavoisier (1743–1794)
A esposa (Marie-Anne-Pierrette Paulze, 1758–1836)
Pintor Jacques-Louis David (Francês, Paris 1748–1825 Bruxelas)
Este é um dos grandes quadros do sec.XVIII pintado por David (Mestre de Mme Lavoisier) – o expoente máximo do classicismo francês.
Duas publicações apareceram recentemente sobre Lavoisier, em Portugal, preenchendo uma lacuna deveras embaraçante…
Manifesto para uma NOVA QUÍMICA – 24 Nov 2011
Tradução do Discurso Preliminar do Tratado Elementar de Química
Antoine Laurent Lavoisier
Por Palmira Fontes da Costa
Ruptura e Persuasão: Lavoisier e a Nova Química
Notícia Biográfica Mme. Lavoisier
Bibliografia sobre Lavoisier
Bibliografia sobre Mme. Lavoisier
Do Prefácio
… a dedicação de Lavoisier à química e à vida pública manifestou-se em múltiplas vertentes. Incluiu não só estudos sobre os gases e a combustão, a noção de elemento e a nomenclatura química, como também sobre a respiração, a transpiração e o calor animal, a higiene, a mineralogia, a meteorologia, a agricultura, a reforma ensino e do sistema métrico e ainda sobre a economia política. As contribuições da química para o bem-estar da humanidade, tema central deste ano internacional, foram desde muito cedo uma das suas preocupações. Delas nos dá conta a Notícia Biográfica da autoria de Mme. Lavoisier também apresentada neste livro. A relação ente os dois foi estreita e marcada pela colaboração, cumplicidade e respeito mútuo.
Palmira Fontes da Costa é doutorada em História da Ciência pela Universidade de Cambridge, Grã-Bretanha (2000) e professora de Historiografia, de História da Ciência e de Bioética na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É autora de vários artigos sobre história da ciência em revistas prestigiadas da especialidade. Publicou o livro The Singular and the Making of Knowledge at the Royal Society of London in the Eighteenth Century (Cambridge Scholars Publishing, 2009) e editou os livros Ciência e Bioarte: Encruzilhadas e Desafios Éticos (Caleidoscópio, 2007) e O Corpo Insólito: Dissertações sobre Monstros no Portugal do século XVIII (Porto Editora, 2005). É também co-editora de Corpo, Poesia e Afecto em Albrecht von Haller (Colibri, 2009).
www.biblioteca.fct.unl.pt
Manifesto para uma Nova Química apresenta um dos textos que marcou o esforço de renovação desta disciplina nos finais do século XVIII. O Discurso Preliminar do Tratado Elementar de Química (1789) de Antoine Laurent Lavoisier, cuja tradução para a língua portuguesa é apresentada neste volume, constituiu-se como uma declaração de princípios para uma nova forma de ensinar, entender e praticar esta disciplina. Neste documento emblemático e inaugural, Lavoisier procede a uma apologia da ruptura com a tradição e convida os jovens a associar-se ao seu projecto de reconstrução da química. O volume incluiu também um ensaio introdutório que contextualiza o papel de Lavoisier na história da química e assinala a dinâmica criativa e social do seu contributo. O conhecimento do homem e da sua obra é ainda complementado com um esboço biográfico da autoria da própria Madame Lavoisier, também ele até aqui inédito na língua portuguesa.
TRATADO ELEMENTAR DE QUÍMICA – SPQ – Fev 09, 2012
No Ano Internacional da Química e no âmbito das comemorações do Centenário da SPQ, é publicada a tradução portuguesa do Tratado Elementar de Química de Antoine-Laurent Lavoisier (1789), com apoio do Grupo de História da Química. Os sócios da SPQ beneficiarão de um preço reduzido, que será no total dos dois volumes de 20 euros (não sócios: 25 euros).
Sem comentários:
Enviar um comentário