Edward Hopper, nasceu em Nyack, 22 de Julho de 1882 e faleceu em
15 de Maio de 1967. Um artista que se desenvolveu em múltiplas atividades desde
pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano conhecido por suas
pinturas de representações realistas “da solidão” na contemporaneidade. As
obras desdobram-se em cénários variados desde os urbanos aos rurais. Os
enquadramentos e as recriações em canvas reflectem a sua visão pessoal da vida
moderna americana.
A exposição de EDWARD HOPPER no Grand Palais, Paris, até Fev 2013 é um acontecimento. Uma grande retrospetiva. Todo (quase) Hooper que conhecíamos e desconhecíamos: desde os tempos da escola com Mestre Henri, passagem por Paris, ilustração, aguarela, gravura e os óleos.
O estabelecimento da modernidade da pintura americana.
American Houses | Light houses | Scenic
| Women |People / Socializing | Office / Town
agrupam a grande maioridade das
obras.
Na realidade a observação
detalhada dos quadros revela o contador de histórias nato. Há sempre algo a
transmitir, uma situação a relatar e mesmo a ausência de “atores” en cena leva o
observador o pensar “que aconteceu?” , “para onde foram”, “porquê?”.
Escolhidos alguns dos quadros no tema
mulheres "sós". Algo que é recorrente como que uma solidão analisada numa
atmosfera civilizacional contemporânea.
"Hotel Room", 1931, é a pintura de uma mulher jovem só
num quarto de Hotel. A utilização de grandes manchas de cor quase monotónicas
introduz o cenário. A cor obriga-nos (mesmo) a fixar na figura e posição corporal
(gestual). Percebemos que lê de um modo desconcentrado. Está algures para além
do quarto. Os sapatos dispersos, a mala de chegada ou de partida? Depressiva, triste, resignada? Que aconteceu? Que vai acontecer?
Agora a nós de continuar a história.
Agora a nós de continuar a história.
O conjunto de mulheres “sós”, que aqui se reuniu, são exemplos de pinturas sobre temas com grande carga emocional. Em face de cada quadro… parar… observar… à suivre!
"Unconsciously, probably, I was painting the loneliness of
a large city." Edward Hopper
Nota: Ilustração (comercial) é uma parte importante da obra (a sobrevivência do artista quando ainda não reconhecido), assim como a gravura. Um conjunto muito interessante de "figuras" de Paris desenhadas durante a estadias em França, é outro aspecto a conhecer. As gravuras são detalhadas em período intermédio e exploratórias do seguimento da obra.
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