sábado, 29 de outubro de 2011

… eduquês básico…


O cidadão médio enfrenta, no dia a dia, muitos desafios que são impostos pelo tecido económico, empresarial e social. Viver no início do sec XXI requer a capacidade de responder a muitos desafios, ser capaz de ter um olhar atento a uma pleíade de problemas, de modo a os entender, a dar respostas e tirar partido de uma quantidade enorme de possibilidades que nos são oferecidas. Para isto existem conceitos e conhecimentos que deviam ser considerados básicos, entendíveis por todos e que deveriam ser usados como um “kit de sobrevivência”. Ser psicólogo, médico, engenheiro, historiador, arqueólogo, músico, economista, biologista, arquitecto, etc, e o facto de se ter um conhecimento afunilado, selectivo e específico, não desculpa que na formação básica (e adquirida de uma forma estático/dinâmica, durável e permanente) não sejam incluídos conceitos que permitam a partilha e fácil comunicação, além de tornarem possível uma análise e compreensão de problemas e situações do dia a dia. Em geral, os provenientes de áreas científicas têm alguma vantagem, pelo facto de terem essa formação e, por interesses próprios e imediatistas, terem de lidar com literatura, economia, arte, etc. Não sendo especialistas nesses assuntos aventuram-se nesses domínios. Do outro lado das ditas “humanidades” e “artes” nem sempre é assim. O problema ainda é mais sério quando se confronta ciência e arte, ciência e psicologia, ciência e sociologia. Domínios que têm de ser olhados cada vez mais como complementares/interdisciplinares e para os quais, a complexidade inerente, obriga a que equipas pluridisciplinares se debrucem sobre os problemas, sendo absolutamente obrigatório que essas equipas seja capazes de dialogar numa plataforma comum.
Moral da história… alguém devia contruir uma “tabela” de conceitos considerados absolutamente imprescindíveis. Talvez uma disciplina integrante a ser leccionada 10º-11º anos do Secundário… tipo “all you want to know and you are afraid to ask!


KIT (um começo): conceitos básicos biologia (DNA, amino-ácidos, lípidos, hidratos de carbono, proteínas, metais em biologia e medicina, vírus, bactérias), conceitos básicos de nutrição (alimentos e calorias), macro e micro economia, movimentos literários e artísticos, 10 filmes, 10 peças de teatro, 10 óperas, 10 museus, 10 pintores, 10 músicos, 10 escritores, 10 filósofos, 10 arquitectos, 10 personalidades que mudaram o mundo, geografia básica (países e capitais), eco-problemas, sustentabilidade, energias renováveis e não renováveis, visão geral da história de Portugal e Universal…


O resto virá por arrastamento!
Uma lista aleatória, incompleta e provocatória… aberta a receber contribuições…

1 comentário:

  1. Caro "Areia",

    Excelente texto sobre (crescente) problemática da sociedade que somos! Arrisco afirmar ser fruto de uma Educação (sistema) que procura educar / instruir "números" em vez de "pessoas"... Salvo raras (e salutares) excepções, a grande maioria dos jovens deste país completa o Ensino Secundário (agora também o Superior!) com gravíssimas lacunas nas mais diversas (e estruturantes) áreas... Esta questão parece não interessar muito a quem de dever, apenas as estatísticas são relevantes...
    Tomo a liberdade de acrescentar ao (excelente) "KIT", um "curso de competências básicas" de Língua Portuguesa!..
    Profunda tristeza pelo país que somos (ou querem que sejamos!)
    Abraço do Adeartes...

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