Yuval Noah Harari é professor do departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. É especialista em história mundial, medieval e militar.
Duas obras de vulto. Finalmente houve tempo para as ler.
Sapiens – Uma breve história da humanidade
O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas “inventariar” os fatos históricos ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes.
Homo Deus (no seguimento, mais especulativo)
Explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial e coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano?
A guerra desapareceu.
É mais provável cometer suicídio
do que morrer num conflito armado.
A fome está a desaparecer.
É mais alto o risco de obesidade do que de fome.
A morte tornou-se um simples problema técnico.
Não alcançámos a igualdade — mas estamos perto de alcançar a imortalidade.
A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses. O que nos reserva o futuro?
Sem comentários:
Enviar um comentário