quinta-feira, 25 de agosto de 2011

... (des)construtivismo... KLUCIS

Em viagem pelo Báltico, uma agradável surpresa o MUSEU NACIONAL DE ARTE DA LETÓNIA em Riga. Uma presença com 100 anos, num belo edifício, onde se previlegiam artistas da Letónia. Uma pintura interessante, com fortes influências alemãs e russas, seguinda as cadências expressionistas e do neo-clássico, cubismo, e algum impressionismo. Nomes importantes estão representados: Jãnis Rozentals, Jékabs Kazars, Niklávs Strunke, Jãnis Valters, Jãnis Liepins, etc.
Maior surpresa, ainda, uma sala e um filme dedicado a um dos grandes nomes do Construtivismo soviético - Gustavo Klucis, detalhadamente escrutinado. Mais peso ainda pois acabara de ver o Museu da Resistência da Letónia.

Gustavs Klucis (Rūjiena, Letónia, 1895 - Moscovo, URSS, 1938) foi um fotógrafo pioneiro e um dos membros mais importantes do movimento de avant-garde Contrutivismo, que se manifestou nos inícios do sec XX (em conjunto com Rodchenko, Stepanova, etc). Muito conhecido como revolucionário soviético e grande produtor de propaganda de Staline, em conjunto com sua mulher e colaboradora, Valentina Kulagina.
Usou de modo pioneiro técnicas fotográficas, foto-colagem em particular. Klucis é um dos quarto artistas a quem se atribui a criação deste sub-género artístico/politico em 1918 ( em conjunto com o alemão Dadaista Hannah Höch e Raoul Hausmann, e o russo El Lissitzky). Os seus cartazes de grandes formatos são muito conhecidos, empolgando a imagem e a personalidade de Staline. Muito envolvido na Spartahia (Jogos Olímpicos Soviéticos 1928), Pavilhão da URSS na Expo Mundial em Paris em 1937, e um dos responsáveis da grandiosidade do Metro de Moscovo (em particular a estatuária que enaltece o culto do trabalhador).
Apesar desta actividade e lealdade ao partido, Klucis foi preso em Moscovo, em 1938, quando se preparava para sair para NY (preparação da Feira Mundial). Kulagina esteve anos sem saber do seu paradeiro e destino. Em 1989, quando soube da execução do marido pediu (em conjunto com o filho) revisão do processo político, sem sucesso.

KLUCIS. DECONSTRUCTION OF AN ARTIST (2008)
Um filme que mostra uma visão pessoal muito profunda da vida do artista e da sua relação com Valentina Kulagina.
56 min - Documentário|Biografia|História - Maio 6, 2008
(Letónia)
Director: Peteris Krilovs

Sem comentários:

Enviar um comentário