terça-feira, 1 de novembro de 2011

… Madrid invadida pelos russos…

Madrid dedicou este ano um vasto conjunto de exposições que se espalharam pela cidade: La Casa Encinada (ver este blog), o Museu Thyssen-Bornemisza e a Fundação Juan March.

Anteriormente, o Museu Reina Sofia já tinha mostrado o movimento reconstructivista com grande ênfase para Rotchenko e seus companheiros. A exposição de La Casa Encinada foca sobre o controlo da política na criatividade (ver este blog). O Thyssen foi buscar ao seus espólios os chamados vanguardistas russos. A Fundação Juan March mostra, agora, um magnífico conjuntos de obras nesta temática, dedicado a Aleksandr Deineka, um dos maior pintor (e grafista) ao serviço da revolução comunista. Um homem do regime! E um grande artista…


Aleksandr Deineka (1899–1969)
Uma vanguarda para o proletariado

7 out 2011 – 15 jan 2012

O mundo de Deineka

A vida melhorou camaradas, a vida é mais alegre...
Stalin 1935...

A indústria absorve a arte ou a arte elevará a indústria ao Olimpo? Objectivamente não há diferenca no resultado. O muro que separa a arte da indústria e da natureza desaparecerá... A posição actual dos rios, montanhas e campos não pode ser definitivo....
Lev Trotski 1923

A vida é bela, especialmente na primavera e nos dias próximos do primeiro de maio, a  festa mundial dos trabalhadores... uma festa particularmente importante para os trabalhadores e artistas… o espelho da profunda humanidade das ideias de Lenin…
Deyneka, 1932

Aleksandr Deyneka USSR
Pintor soviético, grafista, escultor, um elemento da máquina de propaganda, um dos mais importantes pintor da primeira parte do séc XX.

Estudou em Kharkov (Colégio de Arte – aluno de Alexander Lubimov). Fundador do movimento de artistas gráficos. O seu trabalho ganhou grande relevo. Os cartazes políticos são muito conhecidos, em particular com os relacionados com o mega programa de electrificação da Rússia e expansão da rádio.
Deineka pintou obras monumentais (ex. A Defesa de Petrogrado, 1942), e muitas telas onde trabalha temas como trabalhadores, desportistas, e actividades partidárias (operárias de téxteis, corredores, futebolistas, esquiadores, etc) assim como cenas sociais.



Os mosaicos do Metro de Moscovo (estação Mayakovskaya) são espectaculares. 
Foi agraciado com a Ordem de Mérito de Lenin.


Sem comentários:

Enviar um comentário