domingo, 19 de fevereiro de 2012

... o encontro impossível...


DOCTOR FEELGOOD (*)
Tennessee Williams & Egas Moniz

The Lisbon Players – Fev 2012 – Estrela Hall – Lisboa
por Armando Nascimento Rosa
estreia mundial
tradução para ingles: Alex Ladd
director: Keith Esher Davis


Num hospital em St. Louis, 1969, Tennessee Williams, o autor de A Streetcar Named Desire, tenta ultrapassar problemas relacionados com o abuso de droga e álcool.
A fronteira entre a alucinação e a realidade desvanece-se, e o autor é visitado por um número de fantasmas do passado, incluindo sua irmã Rose, o amante (Frank Merlo) e a ama, e outros (figuras históricas e ficcionais das suas próprias peças), num ambiente de New Orleans e Jazz (para onde as alucinações o transportam).
O texto desta nova peça de Armando Rosa (Professor do Instituto Superior de Teatro e Cinema do IPL) é bem estruturada e prende o público durante 1h 30 min. O espectáculo desenvolve-se num espaço com poucos meios e um certo ar amador, mas muito desafiante e salutar.
Pontos interessantes:
- Rose, a irmã, tinha sofrido uma operação de lobotomia, que deixou marcas profundas, transformando-a num ser infantil e apático. Ponto de charneira para a relação com Egas Moniz, e motivação para a peça Sundenly last Summer (escrita após a morte de Egas Moniz).
- O diálogo imaginado entre Egas Moniz e Tennesee Willimas é muito revelador e esclarecedor de toda a problemática da técnica da lobotomia (e abuso de utilização nos EUAs) e do posicionamento do Prémio Nobel.
- Trazer Blanche Dubois (A Streetcar Named Desire) como visita imaginada é genial, onde a personagem pede para que seja escrita uma nova peça, onde se desenvolva o que vai ser o seu futuro deixado no vácuo pela ficção de Tennessee Williams. O futuro pode ser reinventado...
Uma peça que poderia ser representada em português, em qualquer sala, com grande interesse para os espectadores nacionais.
The Lisbon Players – Teatro em inglês em Lisboa há 65 anos. 
Impressionante o programa de qualidade desenvolvido (grandes peças teatrais foram encenadas).
Em breve: The Provoked Wife (Abril) e A Midsummer Night´s Dream (Maio).


(*) O nome da peça deriva da alcunha de um médico (Max Jacobson) e fornecedor de drogas a ricos e famosos (JF Kennedy, Truman Capote, Anthony Quinn, entre outros).
......
Canção homónima de Aretha Flanklin
Don´t send me no doctor
Feel me up with all those pills
I got me a man named Doctor Fellgoog
That man takes care of all my pains and ills
......

Sem comentários:

Enviar um comentário