domingo, 15 de setembro de 2013

... textos curtos... nº1


. , ; : ! ? Os Pontos


Cena única - no Consultório de um Psiquiatra

Fonte de inspiração
O Canto dos Fantasmas (João Aguiar, Publicações D.Quixote)
A Metamorfose (Franz Kafka, ed. Livros do Brasil)

Como diz, senhor doutor ? Sim, estou bem, sinto-me fisicamente bem ... acanhado ? Não !!
Quer dizer ... deixe-me explicar. Não leve a mal nem julgue que isto tem a ver consigo, mas
acontece que fico sempre que a modos de esquisito quando tenho de dar o nome e as restantes informações para uma ficha médica ... como se a ficha me vinculasse à doença, entende ?? Acertou, tenho medo de consultórios, é uma atitude irracional. O senhor, de mais a mais, um psiquiatra, há de saber que o homem não é feito só de racionalidade ....
Deixe lá ... dentro em breve já estou mais à vontade.
Por mim podemos começar, estou pronto a deitar-me no divã. Tem piada ... não há divâ ?!!
Desculpe, que vergonha ... ideias preconcebidas ... por mim tudo bem, esta poltrona até é
confortável. Enfim, estou pronto.
Ah ... começo eu ? É lógico. Mas vejo-me obrigado a dizer-lhe que tenho uma certa tendência para a divagação. Se me afastar meta-me na ordem.
Bem, vou começar. Tem toda razão, o tempo é precioso. Começo por lhe dizer que não sofro
de doenças do forum psiquiátrico, pelo menos segundo o que conheço.
A razão desta consulta é a seguinte: tenho passado ao longo da minha vida por uma experiência, várias vezes repetida com nuances diversas, que me marcaram e intrigam profundamente ao ponto de se tomarem obsessivas ...
É delas que vou falar .. .. Experiências que quase me levam a enlouquecer pela sua persistência ...não devia usar o termo enlouquecer ...eu não estou ... OK?
Ah, compreendeu! ! !
A primeira vez aconteceu há cerca de 25 anos, andava eu no Técnico ... Despertei, certa manhã, de um sono agitado e vi que me transformara num ponto .... Pois exatamente um ponto ... negro, redondo, isotrópico .. desculpe o palavrão da física, igual em todas as
direções do espaço em que seja observado.
Permaneci assim, imóvel ... bem ... rebolando um pouco de um lado para o outro ... um ponto negro debaixo de um lençol branco ...
"Que terá acontecido ?" pensei eu ... Não é um sonho ... Estava contido nas paredes familiares do meu quarto de dormir, a mobília, os papéis, os candeeiros, os cortinados ...
Olhei para a janela ... chovia ... "E se eu dormisse um pouco mais ?" pensei ... Mas isso era impossível ... costumava dormir de lado e agora só rebolava.
Como diz? Algum trauma familiar? Nada de especial ... infância sem história ...
Confuso isto não é? Para maior clareza, importa-se que eu fume? Bem sei que nos consultórios ... mas este é um consultório diferente ... Bom, obrigado. Mas, não ... não vou fumar. Só fumo cachimbo e depois isto ficava tudo empestado. Mais uma vez obrigado ...
Bem mais tarde isto repetiu-se. Estava em Inglaterra a fazer o doutoramento ... cinco anos depois ...mas ao acordar sentia-me inspirado pela experiência anterior, era assim com uma espécia de memória inconsciente ... Percebe o que estou a dizer? Queria ser mais ... aparecia
como dois pontos, depois transformava-me em três pontos, estilo reticências ...
Pois já está a pensar ... dois pontos ... esquisófrenia, alter-ego, dupla personalidade … três pontos ... indecisão, ou talvez qualquer coisa como os heterónimos daquele escritor ... nem me lembro o nome !!! ....
Parece-me que estou a divagar. Bem o tinha avisado, é um péssimo hábito meu ... um amigo
meu diz que sou como as bonecas russas .. abro muitas caixinhas e não as fecho ... fica tudo numa grande confusão.
O problema é que nos últimos tempos isto é cada vez mais frequente e com muitas nuances, mais complicações e maior variedade ...
O estranho é que o fenómeno de que tenho vindo a falar acontece agora de modos imprevisíveis, sem nexo ou ordem, e preocupa-me se alguém me observa ou me questiona .
além de poder ser molestado pois um ponto é insignificante (mesmo que dois ou três) e sabe-se lá o que me pode acontecer ...
Cheguei a tomar tranquilizantes, comprimidos para tirar o sono. Experimentei uns e
abandonei vários ... Uma amiga minha, muito viajada, até me trouxe uns chazinhos da China e nada de melhoras ...
Mas agora a transformação é múltipla... ponto de interrogação, ponto de exclamação ... sei lá ... pareço o prontuário .... Será que isto tem a ver com a minha procura interior, com a minha contemplação e incompreensão do infinito, do desconhecido ????
Interrogo-me, questiono-me, maravilho-me, espanto-me ....
Também fiz algumas leituras para tentar compreender o fenómeno, sabe? ... descobri nessas leituras palavrões horríveis como ... projecção metamorfósica, desdobramento tipo ou variante de OBE (out of body experiment) ... os americanos inventam cada coisa .
Bem sei ... está a pensar ... este coitado julga que é Kafka ." as ideias passam-lhe dos livros como as carraças da erva para a cadela de um amigo meu que tem uma casa na Terra da Torre, ali para a Arruda ...
Mas olhe Doutor ... já fiz psicanálise e ao diabo para a psicanálise. Até tenho amigos no ramo sabe ? Até me fizeram os testes de Rorschach ...
O que eu gostava era de ser capaz de repetir as experiências e controlar os acontecimentos … Afinal ainda não esgotei a pontuação. Muitas revelações se me deparam ainda. Já ouviu falar do Bartolomeu Dias? E do Vasco da Gama? Também eles exploraram o desconhecido ... e se calhar também lhes chamaram de doidos.
 O que quero ? Como cliente que paga quero uma receita que me dê poder para controlar o fenómeno ... Quero uma pílula de controlo de projeção metamorfósica ou qualquer coisa assim…

Doutor, Doutor ...
Para que chamou esses homens? São enfermeiros?
Espere aí !!! Você é um devoto do mundo como o conhecemos, um adepto do obscurantismo iluminado ...?
Não está aberto a novas experiências e novos conceitos ???
DOUTOR, O QUE ESTÁ A PÔR NESSA SERINGA ????


Sem comentários:

Enviar um comentário