domingo, 23 de março de 2014

Salvem o Planeta...


GENESIS é uma exposição fotográfica do mundo tal como ele foi, tal como se formou, evoluiu e existiu durante milénios, antes que a vida moderna começasse a interferir no equilíbrio do sistema. A exposição é uma viagem a paisagens terrestres e marinhas, e à vida de animais e povos, que até ao momento, escaparam ao “abraço” do mundo atual. É também um testemunho de que o nosso planeta continua a albergar amplas e remotas regiões onde reina ainda a natureza num splendor silencioso e imaculado. Essas maravilhas encontram-se nos círculos polares, nas vastas savanas, nos desertos abrasadores, em montanhas cobertas de glaciares e em ilhas solitárias. Alguns locais extremos, tão frios ou tão áridos, perduram formas de vida resistentes, outras acolhem animais e tribos ancestrais. Todos juntos formam um mosaico deslumbrante da natureza intacta.


As fotografias de Sebastião Salgado aspiram a mostrar e a transmitir essa beleza. São uma homenagem visual a um planeta frágil que todos temos que, e devemos proteger.

CAIXA FORUM, Madrid
http://obrasocial.lacaixa.es/nuestroscentros/caixaforummadrid/genesis_es.html


PASSAR À AÇÃO - Além de uma homenagem, a exposição é um incentivo para passar à ação. Não se pode continuar a contaminar o solo, a água e o ar. É preciso atuar para preservar os locais terrestres e aquáticos virgens, e salvaguardar os santuários naturais, os povos ancestrais e o mundo animal.
O Instituto Terra (organização sem fins lucrativos) estabeleceu, nos últimos 15 anos, um programa para reflorestar o sudoeste brasileiro. Mais de 2 milhões de árvores de mais de 300 espécies foram plantadas, contribuindo o restabelecimento, em regiões tornadas desérticas, de um microclima tropical, atraíndo aves e outros animais desparecidos desses locais.

Tradução livre de textos da exposição da autoria de Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado (JM)

Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia" , que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, autora do projeto gráfico da maioria de seus livros, vivem atualmente em Paris. Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído generosamente com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional


Sem comentários:

Enviar um comentário