domingo, 20 de julho de 2014

Uma Cidade Internacional para a Literatura?

| José Jorge Letria
Escritor, jornalista e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores

DAS CULTURAS

Há alguns meses, Le Monde des Livres publicou um interessante e inesperado manifesto, assinado por 33 escritores de várias nacionalidades, propondo, com base num conceito abrangente e inovador, a criação de uma Cidade Internacional da Literatura. O manifesto, que não prescreveu nem caiu no esquecimento, é assinado, entre outros, por Paul Auster (Estados Unidos da América), Javier Cercas (Espanha), Peter Esterházy (Hungria), Pierre Bayard, Pierre Michon, Nancy Huston, Ersi Sotiropoulos (Grécia) e Alberto Manguel (Canadá). 
....
Independentemente das tecnologias que lhe asseguram a difusão, o livro continua a ser um poderoso pilar da partilha de saberes. O livro e a leitura constituem importantes factores de progresso e entendimento crítico da realidade, sendo raros os momentos em que se debate a vida cultural de uma região ou de um país sem se dar a este sector criativo e industrial o relevo que ele amplamente merece. Esse destaque resulta da circunstância de o livro envolver vertentes fundamentais como o saber, a educação, a cultura, o sentido da liberdade e a própria emancipação social. Quem lê e sabe o que e por que lê torna-se seguramente mais livre e mais seguro do caminho que pretende percorrer, constrangido ou não pelas dificuldades de índole social, económica e financeira que se multiplicam em seu redor.
....
O projecto desta Cidade Internacional, que também deve estimular os portugueses ligados a este sector, mostra que a Europa atingida pela crise, que também deixou marcas pesadas na fase inicial do Mundial do Brasil, não será por carência de ideias que desistirá de delinear um futuro que represente as mudanças que abrem portas à esperança, à confiança e ao futuro, caiba o que couber nesta palavra, a começar pelo valor da liberdade.

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/uma-cidade-internacional-para-a-literatura-1663263
(fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário