sábado, 18 de agosto de 2018

Frida frente a frente

Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?



No Porto, o Centro de Fotografia recebe Frida Khalo em 2018.
A exposição propõe ao visitante um passeio pela intimidade da artista: fotografias de Frida ainda em criança e da sua família permitem entrar no seio familiar da pintora e conhecer os seus pais, avós e tios. Algumas imagens são acompanhadas de mensagens escritas pela artista, que ajudam a identificar as pessoas fotografadas. 

Origens, A Casa Azul, Política, Corpo Acidentado, Amores e Fotografias
Os Amigos, os Intetectuais que a roderam (de Breton, passando pelos Muralistas (em particular o seu companheiro Diego de Rivera) até Trosky).

Visitar as três salas permite entrar em contacto com momentos determinantes da vida da artista. Desde o acidente que a incapacitou à recuperação, passando por imagens de homens e mulheres com quem mantinha relações extraconjugais, as fotografias mostram como Frida se comportava, relacionava e via o mundo. 
Frida Kahlo - as suas fotografias poderá ser visitada até 4 de Novembro. Além das imagens, estará também em exibição um documentário sobre a vida da artista. O preço do bilhete é de oito euros para o público geral e de seis euros para estudantes, mas há preços especiais para crianças, famílias e grupos, que podem ser consultados aqui. Parte da receita angariada reverte a favor da Associação Salvador, que promove a integração de pessoas com deficiência motora.  



A exposição já tinha sido apresentada em Lisboa em 2012. 
O Centro de Fotografia está instalado na Antiga Cadeia e Tribunalda Relação do Porto. 
A visita ao espaço (e às enxovias) vale a pena. 

Sem comentários:

Enviar um comentário