domingo, 9 de junho de 2019

Convento de São Francisco Coimbra


Os Espaços Culturais de Coimbra
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

O Convento São Francisco é um equipamento da Câmara Municipal de Coimbra cuja missão e objetivos concorrem para a concretização da estratégia definida pelo Município em três áreas estruturantes: a cultura, o turismo e o desenvolvimento económico do território.

Dotado de inúmeras valências, é um equipamento de excelência para a receção de congressos, colóquios e simpósios, nacionais e internacionais, participando ativamente no setor do turismo de negócios.

O Convento São Francisco acolhe eventos temáticos relacionados com as áreas científicas, de inovação e de negócio. Constitui uma plataforma dinamizadora de novas oportunidades económicas e de sinergias, envolvendo parceiros nacionais e internacionais, nomeadamente através da participação em redes culturais, de negócio, de conhecimento e de turismo.

No âmbito da missão cultural municipal, o Convento São Francisco dinamiza uma programação artística criativa, que se destaca pela elevada e reconhecida qualidade dos conteúdos apresentados, bem como por um conjunto de propostas culturalmente inovadoras.

O sentido plural e democratizador da sua identidade de projeto concretiza-se numa programação que cruza diversas linguagens estéticas, disciplinas artísticas e abordagens criativas. Trata-se de um equipamento municipal capaz de atrair diversas comunidades de públicos e de as envolver numa experiência gratificante e enriquecedora de aproximação ao universo das artes e da cultura contemporânea. 

ONDE e QUANDO
Situado no sopé da Colina de Santa Clara, abaixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, próximo da Ponte de Santa Clara. A origem do Convento de São Francisco remonta ao ano de 1602, durante a União Ibérica, sendo construído de acordo com o estilo maneirista que caracterizava na altura a cidade. A Ordem de São Francisco ocupou o edifício de 1609 até à extinção das ordens religiosas, no contexto da consolidação do Liberalismo.

O edifício ficou ao abandono, tendo mais tarde servido de instalações para uma fábrica de lanifícios que durante muitos anos funcionou na cidade. 

RESTAURO (1995-2016) 
Actualmente recebeu obras de restauro e reabilitação, convertendo-no num centro de convenções e num espaço cultural. Foi reaberto em 8 de abril de 2016, tendo capacidade para, em simultâneo, receber 5.000 pessoas nas suas diferentes salas e auditórios. O auditório principal, a coqueluche do São Francisco, tem 1.125 lugares (lotação próxima da Casa da Música).
Arquitetos: Vicenzo Cazale e João Luís Carrilho da Graça








Sem comentários:

Enviar um comentário