domingo, 28 de julho de 2019

Graffiti – Arte ou Vandalismo

2009
A Biblioteca FCTNOVA (Campusde Caparica) organizou uma exposição/intervenção/debate sobre o tema Graffiti – Arte Urbana /Terroir Graffiti.

A exposição promoveu uma ideia de abertura institucional e científica a esta área de intervenção artística, capazes de articular o campo da arte, da intervenção urbana e da cultura. A exposição integra uma dimensão extramuros[acompanhamento de writersna sua actividade quotidiana, através da realização e produção de um documentário], outra intramuros[pintura mural dentro do campus de Caparica] e uma terceira indoor[instalação efémera de artes plásticas na nave da Biblioteca]. 
Anabela Santos, uma artista plástica que aceitou o desafio de articular a sua linguagem com o mundo do graffiti, e Tiago Beijoco e Luís Nascimento, dois writersinteressados em aliar à sua actividade artística uma dimensão reflexiva.
Curadoria: Mário Caeiro 
O debate foi uma componente fundamental do evento, reunindo personalidades que trabalham sobre o tema da cultura no espaço urbano, como forma de reflectir de forma breve mas integrada sobre uma realidade quotidiana perante a qual todos temos opinião, ou pelo menos uma experiência directa potencialmente crítica (temas centrados quase sempre na legitimidade da sua prática e pouco nos aspectos verdadeiramente estéticos e culturais que deveriam enriquecer a visão dos todos quantos desejem ter uma opinião fundamentada sobre a realidade urbana, complexa por natureza.


2019
Génio ou Vândalo? 
Lisboa recebe a primeira grande exposição de Banksy em Portugal.
O tema retomado é sempre atual.

Na Cordoaria Nacional a exposição “Banksy: Genius or Vandal”, é a primeira grande mostra em Portugal sobre o iconoclasta britânico que revolucionou a arte contemporânea e cuja identidade permanece uma incógnita.
Banksy é um artista de rua, “vândalo”, ativista político e diretor de cinema anônimo com sede na Inglaterra, ativo desde os anos 90. Arte satírica de rua e os seus epigramas subversivos combinam o humor negro com o graffiti executado em uma técnica particular.



Sem comentários:

Enviar um comentário