domingo, 23 de outubro de 2011

… alguma (muita) tristeza…

Dia Europeu do Emprego em Aveiro, Portugal
O Dia Europeu do Emprego decorreu ontem e hoje no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, onde passaram cerca de 6800 pessoas.






A NOTÍCIA
A Youth@Work esteve presente na Feira do Emprego com informações interactivas e sessões de formação para jovens que pretendam iniciar um negócio ou tornar-se trabalhadores por conta própria. Foram apresentadas ferramentas e fornecida assistência para futuros empreendedores por uma série de organizações profissionais: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários; AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro; IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito.

O COMENTÁRIO
A mobilidade de pessoas e bens no Espaço Europeu é algo de desejável e de encorajar. No meio em que vivo, eu próprio, colaboradores e colegas sempre fomos incentivados para sair, viver e trabalhar noutros contextos, tentar outras oportunidades e comparar experiências. Num pé de igualdade é muito boa esta idea, muitas vezes enriquecedora do próprio ego, onde se prova e afirma que os portugueses estão bem preparados, em geral, para o mercado de trabalho, mesmo o (altamente) especializado.
Nos tempos actuais, na situação de grande crise laboral, esta corrida de tantos jovens ao Dia Europeu do Emprego, é preocupante e representa um possível escoamento (grande êxodo) de pessoas, as quais o país precisa, mas para as quais o futuro é incerto e nada de concreto é possibilitado e oferecido. No meu dia a dia, os casos vividos e sentidos mostram bem como toda esta situação afecta os comportamentos e impossibitam que jovens tão talentosos participem numa (im)possivel recuperação económica do país.  Aqui fica um sentimento de tristeza que me remete a situações tão penalizantes da emigração que vivemos no passado e para as quais não esperávamos ter de nos remoter e/ou encarar de novo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário