quinta-feira, 5 de abril de 2012

... o teclado incontrolável... Parte 1

Levante-se. Ligue o rádio ou TV. Todos os dias somos agredidos. Pelos media e não só... Leia os escaparates no quiosque da esquina. As gordas na impressa. Houve um desastre horrível, um atentado. Um assassinato sem compreensão nem explicação possível. Um acto selvagem sem sentido. A economia só dá más notícias. Estamos cada vez mais perto da Grécia. Não se percebe nada do BPN e outros que tais. Não vamos ter TGV. O desemprego aumenta. A vida não está fácil para os jovens, não está fácil para os mais idosos, não está fácil para ninguém. A incerteza, a insegurança, a falta de futuro. Todos tivemos passado, uns mais longo, outros mais curto.  Dizem que longevidade da espécie humana está a aumentar (também o dióxido de carbono no ar). Mas vivendo mais, teremos mais passado? E mais futuro? Julgávamos que a sociedade iria tomar conta de nós. Sentimos descrédito e desamparo. Parece que nos mentiram. Que não cumpriram o prometido. Que... quem devia, não fez o seu melhor! Ou não soube ou se serviu a si próprio. Há um desilusão por todo o lado. Pela educação, pelo sitemas de ensino: vale a pena ser instruído, a sociedade reconhece? E dá mais oportunidades? No outro sentido... ser educado vale a pena? Saber estar e viver em sociedade tem algum significado? Tudo isto põe em causa os valores convencionais, os estabelecidos. Seremos sedentários ou nómadas no futuro? Em busca de um “Eldorado”, que não sabemos onde. A temperatura aumenta, a água escasseia, as zonas desérticas alastram. Os nacionalismos extremam-se, a intolerância cresce. A população no planeta aumenta. Não existem iguais oportunidades para todos. A sede de poder e a desonestidade prolifera. Ninguém acredita nos políticos. Sentimos falta de competências.

Bolas, que me aconteceu? Comecei a escrever “à flor” do teclado. O propósito era falar da espécie humana, do bom que é estar vivo, de viver em sociedade... E os dedos selvaticamente livres e sem controlo fugiram para um texto que não reconheço. Será meu?? És tu que controlas teclado? Parceiro cúmplice deste exercício? Qual bailarina “de sapatos vermelhos” amaldiçoados que não consegue parar e tem um trágico fim?
Vou parar... “tomorow is another day”... e amanhã vou escrever algo que queria ... escrever sobre outras coisas... a ver se chego a falar da amizade, de viver em paz com a sociedade, ser feliz (possível?) ....
Prometo que volto mesmo... claro, se estiveres de acordo teclado...

... à suivre Parte 2 (e talvez Parte 3...)


Sem comentários:

Enviar um comentário