sexta-feira, 3 de agosto de 2012

… revisitar Atenas, Grécia

Os gregos e os portugueses têm um historial recente parecido, quer queiram quer não, e sofrem com as decisões tecnocráticas e desumanas de governos de direita encandiados por servir as directivas cegas da Tróika.
Voltar a Atenas, depois de vários anos, levantava alguma apreensão e curiosidade. Atenas é única em si própria, com uma arquitectura urbana que nem sempre agrada, mas a memória do berço da civilização está sempre presente e observámos que as pessoas conseguem ter ânimo e vivem o dia a dia de um modo menos sofrido do que nos tentam mostrar nos telejornais e imprensa.



Não falando dos megas atracções/museus de Atenas: o Parténon, o Novo Museu da Acrópole (uma estrutura magnífica e tradicional que expõe as peças clássicas com grande dignidade, quase "sentada" em cima de ruínas que o arquitecto desvenda com grandes superfícies de vidro no chão da entrada) e o Museu Nacional de Arquelogia) podemos encontrar outras lugares de exposição muito interessantes, curiosos e únicos. Aqui ficam umas dicas.

Um roteiro de museus escondidos, quase de porta fechada, são verdadeiras preciosidades e surpresas.

Metro – Thisio (entre Thisio e Monastiraki)
Herakleidon
Um edificio neoclássico renovado, nesta zona da cidade, abriga uma das maiores colecções privadas sobre M. C. Escher e outras exposições temporárias (Vazareli); muito próximo da Odos Adrianus, que abriga muitos restaurantes - uma zona animada da cidade noturna nas faldas do Parténon. Uma livraria e um pequeno café simpático dão abrigo aos visitantes (um kriocafé é obrigatório).
Centro Cultural Melina Mercuri (e Teatro de Marionetas e Sombras)
Museu de Cerâmica Tradicional


Metro - Keramikos (Gazi)
Athinais
Antiga fábrica de seda (principio sec. XX) reconvertida, que recebe exposições temporárias de arte contemporânea e diversos eventos, com café e restaurante.
Museu Maria Callas
Para recordar a Diva (Parque Technológico).

Ver proxs posts ... Museu Bizantino e Cristão / Museu Nacional de Arte Contemporânea.


Sem comentários:

Enviar um comentário