quinta-feira, 27 de setembro de 2012

... aos ombros de "gigantes"...


AO ENCONTRO DE ESPINOSA
As emoções sociais e a neurologia do sentir
ANTÓNIO DAMÁSIO
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 364
Editor: Temas e Debates, Circulo de Leitores
ISBN: 9789896440770





«A minha [anterior] invocação de Descartes foi puramente emblemática de uma perspetiva sobre um problema científico e filosófico e pouco tinha a ver com o personagem histórico. A minha relação com Espinosa, porém, é inteiramente diferente. Espinosa é uma pessoa impar e as suas ideias e maneira de ser fundem-se com os problemas psicológicos que aborda e com a correspondente neurociência.»

O ESSENCIAL SOBRE EDUARDO SOUTO MOURA
Autor:
Margarida Cunha Belém
Coleção:
Essencial
Tema:
ARTES E TÉCNICAS
Imprensa Nacional – Casa da Moeda
Data de Publicação:
 Julho de 2012
Nº Páginas:
 80
ISBN:
 978-972-27-2081-6
Preço:
 €6,00



«Eduardo Souto Moura, que podia ter sido muitas outras coisas para além de arquitecto, tornou-se mesmo um arquitecto de excelência. Pela simplicidade quase mágica de conseguir projectar com a sensibilidade exacta no sítio certo. Seja no respeito pela história de edifícios notáveis, quando se trata de restauros, seja na absoluta originalidade da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, é sempre de arte que se trata. Da sétima e da outra, a do seu universo privilegiado, a arquitectura. Fazendo a síntese perfeita entre o sentido da modernidade e a mais--valia da tradição, a sua obra evoca sempre a máxima de Távora: «A boa arquitectura é aquele sítio onde nos sentimos bem.»


O ESSENCIAL SOBRE ÁLVARO SIZA VIEIRA
Autor:
Margarida Cunha Belém
Coleção:
Essencial, 
Tema:
ARTES E TÉCNICAS
Imprensa Nacional – Casa da Moeda
Data de Publicação:
 Julho de 2012
Nº Páginas:
 80
ISBN:
 978-972-27-2082-3
Preço:
 €6,00



«Álvaro Siza Vieira é o mais consagrado arquitecto português. As referências, a Escola do Porto, o arquitecto que queria ser escultor e... as obras. Estaríamos seguramente uma eternidade a falar delas. Surpreende, desde logo, com os seus primeiros projectos e ainda não deixou de o fazer. Em Lisboa, assume a solução corajosa da reestruturação do Chiado com os detalhes todos, à Mies van der Rohe, porque «Deus está nos detalhes»... Siza distingue-se com todos os adjectivos que lhe são apropriados e merecidos. De tudo o que fez até hoje, a certeza indiscutível é que muitos de nós, aqui e além-fronteiras, seríamos mais pobres sem o seu talento.»

Sem comentários:

Enviar um comentário