terça-feira, 9 de outubro de 2012

... Calapez, um pintor português!


Pedro Capalez é um dos maiores pintores portugueses contemporaneos. Muito representado em vários espaços e galerias, surpreende pela técnica e desafio das propostas. Em Calapez a mancha pictórica ganha aspectos antagónicos: transparência e opacidade, espessura e fluidez. 
Estudou na ESBAL e afirmou-se como pintor na 1ª metade da década de 80 em exposições como Depois do Modernismo e Arquipélago. 
Produzindo pinturas por incisão, próximas da tradição da gravura e interessou-se pelo tratamento pictórico/arquitectónico do espaço. A arquitectura é uma das referências organizadoras da obra de Calapez, mas esta arquitectura, riscada à superfície do suporte, apresenta caminhos, fachadas, ou pontos de fuga que se contradizem, criando paisagens inverosímeis. Uma arquitectura que remete para a cenografia, ao funcionar como um empilhar de fragmentos cuja aparência teatral insinua um espaço de representação. Mas esta é uma cenografia residual, abandonada pelos actores, a narrativa e o drama que algum dia a terão habitado. E talvez não seja por acaso que uma das obras mais representativas de Capapez está no foyer do Teatro de Almada.


Calapez

Sem comentários:

Enviar um comentário