quinta-feira, 26 de julho de 2012

MOMENTOS MUITO COMPLICADOS em PORTUGAL


Opinião

ESTÃO A MATAR A CIÊNCIA
ESTÃO A DESTRUIR A EDUCAÇÃO


Era sabido que criar um mega Ministério de Educação era asneira da grossa (assim como ter acabado o Ministério da Cultura). O Mega Ministro não tem tempo de se coçar com o secundário e esqueceu-se das Universidades e da Investigação. Não é prioridade nem há interesse. A Secretária de Estado para estes assuntos não tem dado sinal de vida. Quanto à Fundação para a Ciência e Tecnologia a inoperância não é menor. Por todos os lados a falta de pontaria é notória e esta idea de mudar tudo apressadamente, mesmo aquilo que funcionava, é preocupante.


Alguns pontos muito preocupantes (entre o secundário e o superior):
- a obrigatoriedade de escolaridade
-o fecho de escolas
 - os mega agrupamentos escolares
 - a falta de garantia de colocação de professores 
- o pagamento a bolseiros de investigação 
- a descontinuidade de contratação de Bolseiros Ciência 
- a enorme dificuldade de execução de verbas de projectos e de contratação 
- a falta de apoio a infra-estruturas
… e a lista seria longa.


Uma proposta do Governo aponta para o corte total na dotação para a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que possibilita às universidades aceder a bases de dados bibliográficos internacionais (por exemplo BION). Com a crise financeira generalizada é muito difícil às bibliotecas Uuniversitárias suportarem assinaturas de revistas especializadas. Sem este apoio, difícil de ser suportado individualmente pelas FACs, a investigação científica será destruida em Portugal.

O meu sentimento é de desânimo, de falta de perspectivas no futuro, em particular ver o esvaziamento de pessoas das instituições e sentir a falta de condições de trabalho a que outros governos anteriores nos tinham habituado.
 Que saudades tenho de políticas diferentes (Mariano Gago e sua equipa).

Juntemo-nos num enorme protesto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário