segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hopper-Hopper-Hopper


Edward Hopper, nasceu em Nyack, 22 de Julho de 1882 e faleceu em 15 de Maio de 1967. Um artista que se desenvolveu em múltiplas atividades desde pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano conhecido por suas pinturas de representações realistas “da solidão” na contemporaneidade. As obras desdobram-se em cénários variados desde os urbanos aos rurais. Os enquadramentos e as recriações em canvas reflectem a sua visão pessoal da vida moderna americana.





A exposição de EDWARD HOPPER no Grand Palais, Paris, até Fev 2013 é um acontecimento. Uma grande retrospetiva. Todo (quase) Hooper que conhecíamos e desconhecíamos: desde os tempos da escola com Mestre Henri, passagem por Paris, ilustração, aguarela, gravura e os óleos.
O estabelecimento da modernidade da pintura americana.

American Houses | Light houses | Scenic | Women |People / Socializing | Office / Town
agrupam a grande maioridade das obras.

Na realidade a observação detalhada dos quadros revela o contador de histórias nato. Há sempre algo a transmitir, uma situação a relatar e mesmo a ausência de “atores” en cena leva o observador o pensar “que aconteceu?” , “para onde foram”, “porquê?”.

Escolhidos alguns dos quadros no tema mulheres "sós". Algo que é recorrente como que uma solidão analisada numa atmosfera civilizacional contemporânea.



"Hotel Room", 1931, é a pintura de uma mulher jovem só num quarto de Hotel. A utilização de grandes manchas de cor quase monotónicas introduz o cenário. A cor obriga-nos (mesmo) a fixar na figura e posição corporal (gestual). Percebemos que lê de um modo desconcentrado. Está algures para além do quarto. Os sapatos dispersos, a mala de chegada ou de partida? Depressiva, triste, resignada? Que aconteceu? Que vai acontecer? 
Agora a nós de continuar a história.






O conjunto de mulheres “sós”, que aqui se reuniu, são exemplos de pinturas sobre temas com grande carga emocional. Em face de cada quadro… parar… observar… à suivre!
"Unconsciously, probably, I was painting the loneliness of a large city." Edward Hopper

Nota: Ilustração (comercial) é uma parte importante da obra (a sobrevivência do artista quando ainda não reconhecido), assim como a gravura. Um conjunto muito interessante de "figuras" de Paris desenhadas durante a estadias em França, é outro aspecto a conhecer. As gravuras são detalhadas em período intermédio e exploratórias do seguimento da obra.


Sem comentários:

Enviar um comentário