sábado, 22 de dezembro de 2012

Urban Sketchers de Lisboa...


A propósito do post anterior um relevo para o SKETCH e aos Urban Sketchers de Lisboa.
"Um sketch é um desenho que regista “in situ”, diretamente o que se observa, tanto no interior como no exterior. Estes registos partem de uma observação atenta daquilo que nos rodeia e traduzem a interpretação pessoal do que decidimos, no momento, desenhar. Os sketchs podem ser realizados com técnicas muito variadas, num suporte tradicional tal como um caderno (diário gráfico) ou mais recentemente em suporte digital".

Urban Sketchers em Lisboa

O Urban Sketchers Portugal é um colectivo de autores portugueses que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, encontram-se para desenhar de vez em quando e respondem a desafios lançados no blog.

MANIFESTO URBAN SKETCHERS de LISBOA

1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando directamente o que observamos.
2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
7. Partilhamos os nossos desenhos online.
8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

The book
"Urban Sketchers em Lisboa. Desenhando a cidade" organizado pelo Eduardo Salavisa e editado pela Quimer. Com cerca de 300 imagens este livro é o resultado de encontro de mais de duzentos desenhadores de vinte e tal países que se reuniram durante o 2º simposium dos Urban Sketchers (Julho 2011) para desenharem e falarem de desenho. A capa do livro é um desenho do Largo Camões (Frank Ching). Edição bilingue.
(Post inspirado por Maria Celeste e Amigos que organizam a exposição "Sketchs do(no) Campus", na Biblioteca FCT de Jan 8 a Fev 28, 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário