sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

... mais um adeus ... OSCAR NIEMEYER


... ele era a Arquitectura.
Amava a vida, gostava muito de desenhar e era amigo do seu amigo.
Para ele a Arquitectura era um hobby!

"Mais que objeto de discussão e estudo entre arquitetos e críticos, sua arquitetura [de Niemeyer] é também reconhecida e debatida por leigos, pelos usuários, pelo 'homem comum' — e é a este que Niemeyer quer servir, convicto de que criar beleza é a principal missão do arquiteto. Assim, embora seja de grande sofisticação e complexidade, a arquitetura de Niemeyer é essencialmente sedutora, por sua beleza, impacto e surpresa."

"Oscar Niemeyer equilibra-se entre contrastes. Insiste no papel da intuição e combate aqueles que acreditam em 'uma arquitetura ideal, obediente a princípios preestabelecidos, [que] seria a disseminação da mediocridade, da monotonia e da repetição', citando com frequência Heidegger:'a razão é inimiga da imaginação. Por outro lado, é um homem culto que reconhece o quanto enriqueceu intelectualmente graças à literatura, à filosofia e à arte: 'Não basta ser um bom profissional.”

"É preciso conhecer seu país, conhecer o mundo, saber se conduzir. Niemeyer bebeu de várias fontes e soube aproveitar o melhor dos mestres com quem cruzou ao longo de seus anos de formação. Uma vez que formou suas convicções, no entanto, não as mudaria mais — como se em determinado momento estivesse pronto."


Sem comentários:

Enviar um comentário