sábado, 23 de outubro de 2010

2001: A Space Odissey ... ficha técnica...

O que se diz do filme, ao modo de uma ficha técnica:
2001: A Space Odyssey
2001: Odisseia no Espaço

Filme de ficção científica, realizado em 1968 pelo cineasta Stanley Kubrick, em parceria com Arthur C. Clarke.
Este filme, com uma duração total de 139 minutos e apenas 40 de diálogo, analisa a evolução do ser humano, desde os primeiros hominídeos capazes de usar instrumentos, até à era espacial e para além disso. Baseado nas obras de Arthur C. Clarke “The Sentinel” e “2001: A Space Odyssey”, esta última escrita simultaneamente com as filmagens.

Uma das personagens principais do filme é o computador inteligente HAL 9000, uma das máquinas mais famosas da história do cinema. A crítica viu no nome do computador uma referência velada a IBM, pois as letras da sigla precedem em uma casa a denominação da conhecida empresa norte-americana do sector informático. Kubrick, no entanto, desmentiu essa tese, dizendo que isso não passou de uma coincidência.

Outros destaques do filme são os seus efeitos especiais pioneiros e a sua banda sonora, composta entre outras por obras de Johann Strauss (Danúbio Azul) Richard Strauss (Also Sprach Zaratustra;PT-BR: Assim Falou Zaratustra), e Gyorgy Ligeti (Lux Aeterna), sendo este último repetente nos filmes de Kubrick.

Posteriormente foi lançado o livro Mundos Perdidos de 2001 (The Lost Worlds of 2001), no qual Clarke conta a história do filme, a do livro e outras inéditas. O autor escreveu três outras obras baseadas no livro/roteiro original, como forma de sequência: 2010: Uma Odisséia no Espaço II, 2061: Uma Odisséia no Espaço III e 3001: A Odisseia Final.

Resumo
Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderada pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador
HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Elenco

Keir Dullea. . . . . . . . . Dr. Dave Bowman
Gary Lockwood. . . . . . . Dr. Frank Poole
William Sylvester. . . . . Dr. Heywood R. Floyd
Leonard Rossiter. . . . . Dr. Andrei Smyslov
Douglas Rain. . . . . . .. Voz do computador HAL9000

Curiosidades:
- O nome do computador HAL parece ser uma referência indirecta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exactamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM. No livro Odisseia II, no entanto, Clark coloca nas palavras do personagem Chandra que HAL significa Heuristical ALgorithm.
- Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o director não autorizou a utilização de seu nome.
- Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.
- O filme custou cerca de dez milhões de dólares, tendo arrecadado mais de 190 milhões de dólares em todo o mundo.
- Kubrick solicitou a seu colaborador em Spartacus, Alex North, que compusesse a banda sonora para a película. Depois de escutar o resultado, o director não ficou satisfeito e optou pela música clássica para dar vida às famosas cenas no espaço. North só soube que sua banda sonora tinha sido removida no dia da estréia do filme, tendo ficado furioso.


Sem comentários:

Enviar um comentário