sábado, 27 de novembro de 2010

música... cesto de compras...

A Metropolitana e o Teatro Municipal de S. Luiz deram-lhe carta branca. Mário Lagina  metamorfoseou, trocou, arrojou, reinventou e deu um ar “jazzi” a Chopin. “Mongrel Chopin” tem tudo a ver com o compositor e pianista.

Mário Laginha nasceu em Lisboa em 1960. 
Estudou no Conservatório Nacional com os professores Jorge Moyano e Carla Seixas, tendo terminado o Curso Superior de Piano com a classificação máxima. Paralelamente, dedicou-se ao jazz, participando em várias formações. Foi distinguido com os prémios de melhor composição, melhor instrumentista e melhor grupo (referente ao seu quarteto) pelo Concurso de Jazz e Música improvisada, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e integrado no programa Cultura e Desenvolvimento (1990).

Mongrel Chopin
Mário Lagina Trio
ONC








********************************************************************************************
A Flauta Mágica numa versão nunca ouvida da ópera de Mozart. Jorge Calado no Expresso não lhe poupa elogios: “ René Jacobs, o director, ..... criou uma versão verdadeiramente miracolosa, fiel ao espírito se não à letra da ópera de Mozart... haverá outras mais bem cantadas, mas nenhuma ultrapassa esta em teatralidade ... os tempi são vivos e as personagens soam às idades que são supostos terem...”

MOZART: “Die Zubauberflote”
Behel, Peterse, Fink, Kaappola. Scmutzhard, IM, Azesberger
Akademie Fur Alte Musik Berlin
René Jacobs (d)
3CD Harmoni Mundi

Sem comentários:

Enviar um comentário