quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

livros e cinema… Um quarto para Orlando…

Retirado da estante. Um "Quarto Só Para Si" trás de volta Virginia Woolf!
O livro de Virginia Wolf (VW) é baseado nos textos de duas conferências realizadas na Arts Society em Newnham e em Girton, em que o tema era a mulher e ficção. Este ensaio de seis capítulos foi publicado em 1929 e tornou-se numa das obras pilares do feminismo. O ensaio envoca as condições e situações que reduziram ao silêncio gerações inteiras de mulheres. VW insere-se na vaga de escritoras nascidas a partir de 1800 que alcançaram um lugar pela primeira vez na história da literaratura e é considerada como sendo uma das mais inovadoras e estimulantes.
Também editado (em português) pela Relógio D'Água, 2005
Virginia Woolf, é uma das fundadoras do movimento modernista. Reconhecida em vida e apoiada pelo seu marido, igualmente escritor, Leonard Woolf, produziu nove romances, duas biografias, sete volumes de ensaios, vinte e seis cadernos de diários e um sem número de cartas. Cresceu numa família que estimulou os seus talentos mas várias circunstâncias levaram a que a maior parte da sua vida adulta transportasse longos fardos que a reduziram enquanto pessoa autónoma e escritora. Na infância, o abuso sexual por parte dos seus meio-irmãos mais velhos, a morte da mãe quando ela tinha 13 anos e os horrores das duas guerras mundiais, têm contribuido para os seus numerosos biógrafos e estudiosos explicarem as muitas depressões de que sofreu e as tentativas de suicídio. Os violentos tratamentos médicos a que foi submetida num hospício, que incluiam absoluto isolamento, proibição de qualquer actividade, incluindo a leitura e a escrita, tiveram efeitos nefastos. Muitas das suas reflexões sobre a condição feminina publicadas em 1929 advem desta experiência pessoal que a levou a ter consciência da condição feminina e do seu aprisionamento e silêncio na vida social, verbalizando com 50 anos de antecedência muitas das questões retomadas no final do século XX até ao presente. Incapaz de controlar plenamente a vida, preferiu afogar-se num rio pondo termo ao seu sofrimento. Um dos grandes nomes da literatura. (Google)

Alguma Bibliografia
Mrs. Dalloway (1925)
To the Lighthouse (1927)
The Waves (1931
A Room of One's Own (1929)
Orlando: A Biography (1928)
Não sendo o livro mais famoso de VW, é aquele que mais intensamente fala do problema do género. Através da extraordinária personagem de ORLANDO, VW fala do significado de masculino e do feminino, num periodo de 400 anos numa Europa em mudanças.
O cinema falou de VW nas Horas (baseado no romance de Michael Cunningham) e o sumptuoso e enigmático Orlando passou à tela pela mão de Sally Potter (Tilda Swinton um Orlando inesquecível).





Sem comentários:

Enviar um comentário