sábado, 8 de janeiro de 2011

arte… ao pé de casa…

Campo Pequeno (Lx)

Exposição Antológica
David de Almeida
Palácio Galveias | termina 30.01.2011


David de Almeida (1945) expõe no Palácio Galveias, em Lisboa. A mostra retrospectiva do trabalho dos últimos trinta anos (pintura, gravura e escultura). As obras não se encontram expostas por ordem cronológica mas sim por afinidades formais de modo a evidenciar o diálogo entre as técnicas e o conceito. Um percurso de rara clarividência estética, caracterizado por uma grande contenção de elementos, movimentando-se no sentido de uma progressiva depuração.

“David de Almeida é um artista apaixonado pela fortuna de o homem ter tido história, de se saber situado entre o seu conhecimento e o que se sabe do começo do conhecimento. Há uma beleza, não só ritual, nos objectos de culto que muito especialmente o interessa; uma beleza coincidente com os primeiros ritos, quando parecia não haver ainda um olhar habituado às formas, capaz de as transcrever como hoje; mas onde a forma conseguida não se desprende nunca, mesmo hoje, da vitalidade que concentra e da adoração que servia”.
Fernando Azevedo 1989



Silvae
João Queiroz 
Culturgest CGD | termina 09.01.2011

A exposição espalha-se pela totalidade das salas da Culturgest. Organiza-se em 3 momentos: o grafismo de árvores, pedras, paisagens a carvão, como que escolhendo os elementos que são em seguida delineados a aguarela e finalmente se expressam fortemente no óleo e no canvas. Uma reinterpretação da paisagem.

Forma de representação que implica uma intensa investigação tanto sobre as modalidades de percepção como sobre as técnicas e as gramáticas específicas, a pintura coloca constantemente, tanto ao autor como ao apreciador, problemas que ultrapassam o mero efeito visual ou os métodos utilizados para o alcançar. O modo como João Queiroz tem conduzido a sua reflexão acerca da pintura é um excelente exemplo disso mesmo, e a paisagem tem sido, nos últimos anos, o género predominante no qual podemos apreciar os progressos desta investigação. Uma pintura vibrante, honesta e rigorosa, que pode ser (melhor) compreendida como orientada no sentido de um apuro e de uma exigência que são tanto de arte como de humanidade (Culturgest).



Sem comentários:

Enviar um comentário