quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

arte… os excluídos…

Sem abrigo Lisboa – Promover a Inclusão Social
Os jardins da F.C.Gulbenkian acolhem esta exposição desde 01.01.2011

Exposição pan-europeia integrada no projecto itinerante “Welcome Homeless”, uma  iniciativa da organização UDENFOR, que tem como objectivo sensibilizar para a problemática das pessoas sem abrigo.
A exposição é composta de 13 esculturas (bronze) em tamanho real, da autoria do artista dinamarquês Jens Galschiot, que retratam pessoas sem abrigo. As esculturas não têm nome mas são acompanhadas de frases que pretendem ser o ponto de partida para uma história de vida.

_ quando estou pedrado com coca doí um pouco menos _ dor parece que sai do meu corpo e flutuo até às estrelas no céu
_ só estou aqui sentado ver as pessoas a passarem na esperança que me ofereçam uns trocos _ tenho um apartamento mas tenho medo de lá ficar _ as ruas são a minha casa

outras histórias_

_ na verdade sou um  carpinteiro qualificado, mas nos últimos 10 anos, fui estando dentro e for a da prisão _ agora estou só a tentar sobreviver

_ eu trabalhava numa fabrica, era casado e tenho quatro filhos _ perdi a minha esposa num acidente de automóvel e para afogar as minhas mágoas comecei a beber _ perdi o emprego  e agora estou num centro de acolhimento

_ a verdade é que sou descendente da realeza. Estou só á espera da minha legítima herança _ como filha de rei para poder regressar ao meu castelo _ num hospício

_ fui despejado da minha casa por não pagar a renda _ que faço agora?

_os orfanatos têm sido a minha casa desde os 6 anos _ nos últimos anos tenho vivido em casa de amigos _ sobrevivo distribuindo jornais na rua

um elo de ligação ao post Novembro 2010 ANTIGONA EM NY (obg A. Abernú)

2 comentários: