domingo, 16 de janeiro de 2011

cine-lobotomia...

O Post anterior sobre Egas Moniz/Lobo Antunes remete para a leitura do livro onde diferentes facetas de Egas Moniz são debatidas. Um dos aspectos mais controversos e conhecidos da obra do eminente medico português é a lobotomia. Este procedimento médico foi bem retratado em dois filmes magníficos. Aqui vão umas dicas relacionadas com o tema.

Voando sobre um Ninho de Cucos (1975)
One Flew Over the Cuckoo's Nest
drama
Director Miloš Forman
Argumento:  Ken Kesey
Produção:  Michael Douglas
Actores: Jack Nicholson, Louise Fletcher, Danny DeVito

Argumento : Randle Patrick McMurphy é um delinquente que após ser preso, se finge de louco para ir para um hospital psiquiátrico e assim esquivar-se a trabalhos forçados na prisão. Dentro da instituição começa a influenciar os outros internados, sofrendo a oposição da cruel enfermeira Mildred Ratched. Com forte poder persuasivo, McMurphy instaura uma reviravolta na clínica sendo no final lobotomizado.

Bruscamente no Verão Passado (1959)
Suddenly, Last Summer
Drama | Mistério
Director: Joseph L. Mankiewicz
Argumento: Tennessee Williams (play), Gore Vidal (screenplay)
Actores: Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn and Montgomery Clift


Argumento: O filho único (Sebastian) de uma viúva muito rica, Violet Venable (Katharine Hepburn), morre em condições estranhas durante umas férias de verão passadas na companhia de sua prima Catherine (Elizabeth Taylor). Os factos horríveis presenciados por Catherine perturbam-na mentalmente conduzindo-a à beira da loucura. Violet tenta convencer o médico (Montgomery Clift) a lobotomizar Catherine de modo a esconder a verdade de tudo o que se passou.

O clip mostra uma cena inicial do filme em que Violet Venable (Katharine Hepburn) desce de elevador na sua mansão para se encontrar com o médico. Uma cena cinematográfica inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário