domingo, 16 de janeiro de 2011

livros... redescobrir Egas Moniz...


O neurocirurgião João Lobo Antunes lançou recentemente o livro com o título “Egas Moniz - Uma Biografia”, o seu último trabalho literário e de investigação (GRADIVA - 1ª ed 2010, 2ª ed 2011). Uma biografia diferente, de alguém com quem se cruzou na infãncia. Uma obra a ler e tentar perceber o génio, o homem, e a controvérsia científica.
palavras do editor
Esta é a primeira biografia de uma das mais fascinantes personalidades médicas do século XX, a quem se devem duas contribuições científicas fundamentais: a angiografia, uma técnica que permite a visualização dos vasos cerebrais, e a psicocirurgia, o primeiro tratamento cirúrgico de certas doenças psiquiátricas, agora ressuscitada em consequência de progressos tecnológicos recentes.
Esta é uma narrativa que o autor pretendeu que fosse objectiva e crítica, e para a qual dispôs de numerosos documentos e cartas inéditos e do testemunho de colaboradores e familiares de Egas Moniz. Irá certamente contribuir para o melhor conhecimento de um português que para muitos permanece ainda uma figura obscura, que foi um político, um diplomata, um homem das letras e do mundo, um clínico de sucesso e um cientista improvável.

palavras do autor
«uma obra extensa, para tentar desvendar o enigma do homem que certamente é uma das grandes figuras da ciência portuguesa de sempre»
«parece que habitamos na personagem, na vida, cultura e na época. A ver se consigo levar isto a bom termo, sobretudo no prazo de tempo que eu gostaria, porque é um projecto que me entusiasma.»
«a mensagem fundamental que gostaria que fosse colhida é no que respeita ao que fez do ponto de vista científico e clínico. Foi notabilíssimo, só que esse reconhecimento é muito mais universal do que nacional.»
 «acho que a maior parte dos portugueses não faz a mínima ideia de quem foi Egas Moniz e do que fez.»

Sem comentários:

Enviar um comentário