domingo, 24 de abril de 2011

… eu tenho dois amores!

THE MET: LIVE IN HD
FCG – 23.04.2011
"Capriccio" 

A ópera final de Richard Strauss
Maestro: Andrew Davis
Cantado por: Renee Fleming, Sarah Connolly, Joseph Kaiser, Russell Braun, Morten Frank Larsen and Peter Rose
Memorável esta transmissão. Uma ópera didática, quase cirúrgica, com uma modernidade invulgar. A ópera dentro da ópera! Em 1942, na turbulência da guerra, Strauss compõe este derradeiro trabalho. Retomando um tema de Antonio Salieri ("Prima la musica e poi le parole", 1786) criou um divertimento musical. A abertura é não convencional: um sexteto de cordas, que introduz a cena. A heroína (Condessa Madeleine) tenta decidir entre dois pretendentes: um compositor (Flamand) e o outro poeta (Olivier). A cena única, desenvolve-se numa sala do palácio, como uma peça de conversação. O tópico é música e poesia (palavras).
A música afoga as palavras?
As palavras sobrevivem sem elos musicais?
E o teatro… mais que música e poesia?
O que é mais importante na ópera: vozes ou instrumentos?
De tantas coisas se fala…
Cenas hilariantes… a introdução de cantores líricos italianos, em árias convencionais em que a música não acompanha as palavras, etc.
Na cena final, Madeleine tem um longo tempo em cena, numa lírica a solo, não apaixonada (… is there one that isn't trivial?). Quase que dialoga com o público pedindo ajuda para tomar uma decisão (pela música ou pelas palavras…). Será que adivinhamos a resposta? Pelo menos os pretendentes estabelecem tréguas e concordam em escrever uma ópera sobre as cenas vividas! Genial.

Renee Fleming é sensual, subtil, inteligente e expressiva. A sua presença, em momentos em que só a música habita a cena, é precisa e adequada. Todos os gestos são certos (não esquecer que nestas transmissões em HD, a câmara não perdoa) e usa (e abusa) dos seus dons vocais numa ópera que é quase a sua imagem de marca.

Sem comentários:

Enviar um comentário