terça-feira, 19 de abril de 2011

teatro... O Amor que nos Separa

Comuna – Sala Novas Tendências - 08.04.2011 a 08.05.2011
Um texto urbano, para quatro personagens, de encontros e desencontros... um texto forte, com uma dramaturgia muito rica.  
Em 1999, o Teatro Aberto estreava o texto em Portugal, intitulando-o Quase. Seria, porém, a adaptação ao cinema por Mike Nichols, em 2004, a tornar Closer um fenómeno de culto, inscrevendo o texto de Patrick Marber como uma referência incontornável da dramaturgia contemporânea. Agora, o encenador Jorge Fraga recupera a versão de João Lourenço e Vera San Payo de Lemos e leva ao Teatro da Comuna uma leitura muito particular da famosa peça de Patrick Marber.
Sublinhando sempre “o trabalho do actor como grande protagonista”, Fraga vê Closer como um mural a quatro sobre a estratificação social na sociedade inglesa. “Este texto não se limita a tratar somente questões para-sexuais, já que cada personagem retrata um certo modo de ser e parecer muito ligado à classe social de onde provém”, assegura. Apesar de Closer girar em torno dos binómios amor-sexo e verdade-mentira, o que “torna tudo fascinante é a forma como estas quatro personagens se despojam e se revelam em camadas, como se descascássemos uma cebola”. Interpretado por Ângela Pinto, Margarida Cardeal, Gonçalo Ferreira e Hélder Gamboa, a direcção de Fraga assume dissociar-se da versão cinematográfica de Closer... 

Relembrando o Filme  - Closer (2004)
Director: Mike Nichols
Argumento e adaptação: Patrick Marber
Actores: Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law e Clive Owen

Sem comentários:

Enviar um comentário