sábado, 17 de setembro de 2011

2 exposições 2

Retrospectiva Vik Muniz
O mais mediático artista brasileiro no CCB, a partir de dia 21
Todo o trabalho fotográfico de 20 anos.
A porta de entrada para a Europa por Lisboa

"o humor como ferramenta de sobrevivência na lixeira"
"somos o que produzimos, e talvez até sejamos mais aquilo que deitamos fora"

Vik Muniz, o artista brasileiro radicado em Nova Iorque que faz réplicas da Mona Lisa em manteiga de amendoim e fixou e transforma retratos em açúcar e chocolate - a Última Ceia de Leonard Da Vinci ou O Rapto da Medusa de Gericault.


Muniz passou dois anos no maior aterro do Rio de Janeiro a fotografar a rotina de quem separa Lixo /Documentado por João Jardim no filme  "Lixo Extraordinário".









Vik Muniz takes well known images remembered from endless reproductions and recreates them from memory, using household materials like sugar, chocolate, and thread. He then uses the camera to record them. Muniz creates a witty and uncanny effect by translating well-known images into strange visual puzzles.







Confrontos - Bosch e o seu Círculo
MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga

até 25 Set 2011

3 quadros / 3 paredes
Exposição realizada em parceria com o Museu Groeninge (Bruges, Bélgica), coloca o Tríptico das Tentações de Santo Antão do MNAA criticamente em confronto com o Tríptico do Juízo Final e o Tríptico das Provações de Job, ambos da colecção do museu de Bruges (variantes ou traços comuns de processo criativo destes trípticos apoiada em exames laboratoriais). Primeira vez em Portugal, três grandes pinturas de Bosch e do seu círculo.



Sem comentários:

Enviar um comentário