segunda-feira, 19 de setembro de 2011

... o ANEL no Porto...

A  Casa da Música (Porto), numa aventura inédita, co-produziu com alguns dos seus parceiros estratégicos europeus (TM-Paris, Grand Théâtre de Luxembourg, Réseau Varèse, Cité de la Musique,Théâtre de Saint Quentin-en-Yvelines, Festival Musica-Estrasburgo,Théâtre de Nîmes, Théâtre de Caen e Grand Théâtre de Reims) a versão de Jonathan Dove e Graham Vick da obra-prima do compositor alemão Richard Wagner, O Anel do Nibelungo (a tetralogia), e apresentá-la nos respectivos palcos, ao abrigo de um projecto itinerante designado por RING SAGA. Estreia absoluta no Porto.

Num fim de "Verão da Casa da Música", de 16 a 18 de Setembro, aconteceu o prólogo, O Ouro do Reno, na sexta-feira à noite; os dois primeiros capítulos, A Valquíria e Siegfried, no sábado, de tarde e à noite; e o último capítulo, O Crepúsculo dos Deuses, no domingo à tarde.

A saga  foi comprimida de 15h para menos de 10h. A orquesta de 18 músicos (Remix Ensemble Casa da Música), apoiando intérpretes de craveira mundial e sob a batuta de Peter Rundel, apresentou a partitura na sua monumentalidade, permitindo, na versão de Dove e Vick, que a obra circule, agora, fora de teatros líricos convencionais. De destacar também os cenários minimalistas e funcionais, com projecções eficazes a lembrar todo um mundo de ciência (gráficos, fractais, pixeis) com soluções cénicas imaginativas.







Sem comentários:

Enviar um comentário