quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

... Gatos! Leituras revisitadas...

"O Livro dos Gatos" | T.S. Eliot ... que deu origem ao musical "Cats"
Nova edição | no original "Old Possum's Book of Pratical Cats", ed. Vega.

"Dar nome a um gato é coisa complicada/ E não é tema para brincadeiras": as primeiras estrofes do poema "O Nome dos Gatos", do britânico T.S. Eliot (1888-1965), mostram a seriedade e a delicadeza com que o autor trata dos bichanos no livro "O Livro dos Gatos" reeditado recentemente com novas ilustrações, assinadas pelo artista alemão Axel Scheffler.
Ao longo da década de 1930, Eliot escreveu uma série de poemas sobre felinos e que deu de presente a afilhados e amigos, e enviava os textos por cartas, que assinava como "O Velho Gambá" (1875-1982). Os poemas narram as tropelias de um grupo de gatos, entre eles o mágico Sr. Mistófelis, além do velho Deuteronómio e outros Em 1939, amigos de Eliot convenceram-no a publicar a obra.
À época, o poeta já se havia tornado um dos grandes nomes da literatura do século XX. O seu livro "Terra Devastada" reorganizara a poesia inglesa e, como crítico, revelou escritores como James Joyce. T.S. Eliot recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1948.
Tendo se tornado um dos trabalhos mais conhecidos de Eliot, "O Livro dos Gatos" serviu de base ao musical "Cats", que estreou em 1981 e se tornou um dos mais célebres espetáculos da categoria. Lloyd Webber musicou os poemas mantendo a sua integridade… mágico! Edição bilingue.

Sem comentários:

Enviar um comentário