quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

... tertúlias, alimento para o espírito!



As tertúlias são reuniões sociais onde se discute matérias literárias, políticas e artísticas; como um salão literário mas, em tempos mais recentes são acontecimentos que passaram a ocorrer em bares, livrarias, etc…. embora o carácter privado seja muitas vezes enaltecido. Os participantes discutem tópicos de um modo regular e agendado, e partilham criações recentes (poesia, contos, arte, por exemplo).
Há alguns anos tive a experiência de organizar com um grupo de bons amigos uma tertúlia, partilhando um jantar (rotativo, casa em casa) e onde eram discutidos temas pré-acordados (mais ou menos evidentes, mais ou menos desafiantes) onde a forma de discussão e a apresentação do tema variava. Ao longo de um ano e meio, os participantes desdobraram-se em formas imaginativas de apresentar temas e os meios usados muitas vezes muito surpreendentes, desde o texto, à instalação, ao video e à performance. Os temas, de que me lembro versavam: Narcisismo, Sedução, Cravos e Rosas, Preto e Branco. Paradoxos, Fantasia, etc. Atas eram elaboradas, rigorosas e fatuais. Uma experência única, de grande convívio… dizem que esta tertúlia era badalada em Lisboa…
Aqui fica uma ideia e a partilha. Experimentem. Estou a pensar em reativar, em breve, uma tertúlia com um grupo de amigos.

(Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lencastre, Marquesa de Alorna (1750-1839), uma mulher extraordinária, culta e viajada… um exemplo de grande dedicação á literatura, adoptou na Arcádia o nome de Alcipe e era grande encorajadora destas atividades)

|TERTÚLIA| ... conjunto de pessoas que se reúnem habitualmente para conversar o debater um tema
Nesse café há todas as semanas uma tertúlia literária.
Copyright © 2009 K Dictionaries Ltd.

Sem comentários:

Enviar um comentário