quarta-feira, 28 de março de 2012

... um projecto único nas Caldas da Raínha...

Jardim da Água ou 4 Estações

Ferreira da Silva desenvolveu nas Caldas da Rainha um projecto complexo, de grandes dimensões, junto aos edifícios da administração do Hospital Termal local, versando o tema das quatro estações e que foi intitulado “Jardim da Água”. É uma profusão de azulejos e cerâmica num espaço onde água se mistura. “Esta instalação tem a ver com a cultura local. Cheia de água, que sai pelas bicas, em repuxo. É uma alegoria à água e à cerâmica, que fazem parte substancial da cultura das Caldas da Rainha”, explica o escultor. “É tudo em betão, revestimento cerâmico e massas de cor, com instalação de água e luz”, descreve, confessando a sua paixão pela cidade. “Foi aqui que encontrei a minha luz”, sublinha.
A obra começou a ser construída na década de 80 mas durante vários anos esteve parada por falta de verba e ainda progride, como a obra de Gaudi... “É uma obra de certo vulto e que foi construida à medida que os dinheiros eram possíveis de arranjar. O dono da obra é o Centro Hospitalar e a área de implantação fica junto ao antigo Palácio Real, que hoje acolhe o Museu do Hospital e das Caldas.
Vale a pena uma visita ao local... na passada, visitar o Museu do Hospital e o próprio Hospital Termal, algo único na mundo e em grande perigo de sobrevivência... e, já agora, coma umas cavacas...

1 comentário:

  1. pena é que entretanto tenha-se tornado no caixote do lixo publico. O recinto esquecido, as aguas fetidas e sujas ...

    ResponderEliminar