sábado, 24 de março de 2012

... uma boca em cena !

Sempre me impressionou este monólogo de 20 mins escrito por Samuel Beckett, em 1972 (Março 20 a Abril 1) - Not I – estrado no “Samuel Beckett Festival” pelo “Repertory Theater of Lincoln Center”, New York (22 Nov 1972), dirigido por Alan Schneider, com Jessica Tandy (Mouth|Boca). Nunca tive a oportunidade de ver ao vivo. Mas é algo único.

A cena é dominada por uma boca. Uma boca (de uma mulher de 70 anos) que debita mecânicamente um longo texto feroz (verborreia)... uma personagem atormentada por muita coisas. Sao relatados quarto incidentes extraordinários. A personagem "explode", de modo cíclico, vários eventos que devem ser significativos embora seja sempre negado que lhe tenham acontecido (daí o título .. Not I!).
Como Beckett indicou a Tandy, a peça deve enervar a audiência... e a boca ser considerada como um orgão de emissão, sem intelecto... Durante os ensaios ele diria à actriz - ‘Too much colour, too much colour’, o que era para ser interpretado como: ‘For God’s sake, don’t act’.
A imagem da boca, iluminada e enchendo na totalidade a cena, parece ter sido inspirado num retrato de S. João Baptista, de Caravaggio.


Billie Whitelaw, a versão teatral
Julien Moore, uma versão em filme, mais recente

Sem comentários:

Enviar um comentário