terça-feira, 28 de dezembro de 2010

arte... mude para o MUDE...

MUDE. Museu do Design e da Moda MUDE
Colecção Francisco Capelo

Duas exposições a não perder. A primeira gráficamente soberba e com uma mensagem muito forte. A segunda surpreendente: o significado das sementes na nossa cultura bem enaltecida pelo "envelope" encontrado para as expôr... a casa forte do banco.









A rua é nossa... de todos nós!         
26 Nov 2010 | 26 Fev 2011

Para que servem as ruas? A quem pertence a rua? Quem decide, controla, toma conta e vela pela rua? Como conciliar velocidades, modos de deslocamentos, necessidades de quem passa e de quem mora com as dos que comerciam e nelas trabalham...? Como tornar as ruas legíveis, fluidas e amistosa para todos? Até onde a publicidade, o comércio, os negócios, a liberdade de expressão e a arte podem se exprimir mas também se apropriar da rua?







Sementes. Valor Capital  
         
18 Dez 2010 | 20 Mar 2011 
Depois de terem guardado dinheiro e riquezas várias durante mais de 50 anos, os antigos cofres do Banco Nacional Ultramarino, actualmente propriedade da CML/MUDE, recebem um valor capital do qual depende a própria sobrevivência das espécies - AS SEMENTES.  
 Na sala dos antigos cofres, apresentam-se 500 variedades de sementes agrícolas plantadas em Portugal, tratando-se de uma oportunidade de conhecer melhor esta riqueza e de perceber um pouco melhor o design que a natureza nos legou.
 Compreender a importância das sementes é lembrar que estiveram na origem da agricultura e dos primeiros povoamentos sedentários, da escrita, do cálculo e da aritmética, e também de moeda nas transacções comerciais. 


Sem comentários:

Enviar um comentário