terça-feira, 21 de dezembro de 2010

dança... no ar... la sylphide...

Uma oportunidade de rever um clássico que fica sempre bem com a quadra natalícia (em complemento com o Casse Noisette ou a Música no Coração, ehehe!... mais ho! ho! ho!). 
Mas se for bem dançado será um regalo para os olhos!

Já decorreu no Teatro Nacional de S. Carlos em princípio de Dez e pode ainda ser visto no Teatro Municipal de Almada, 29 e 30 Dez às 21h30. 

LA SYLPHIDE resumo
Bailado em 2 actos

Tamara Rojo - Sylphide | Rupert Pennefather - James | Photo: Johan Persson
RoyalBallet Oct 2005

Sylphide (Sílfide) é uma criatura mitológica da tradição ocidental. 
O termo descreve seres invisíveis, elementos do ar.  

La Sylphide, bailado criado para a Ópera de Paris em 1832 e dançado pela lendária bailarina Maria Taglionni, foi um dos pioneiros “ballets” considerado verdadeiramente romântico.

Os grandes temas da época como a paixão avassaladora, a morte e o sobrenatural ou a mulher ideal estão presentes em La Sylphide, cujo argumento se desenrola na Escócia e nos conta a história de um amor impossível entre James e um espírito alado.
Os tutus românticos, as sapatilhas de pontas e as elaboradas máquinas de cena herdadas do barroco, permitem a ilusão de leveza do salto e do voo tão próprios à representação de uma floresta habitada por sílfides.
A versão que a Companhia Nacional de Bailado repõe nesta temporada de Natal é do dinamarquês Auguste Bournonville, autor de um estilo particular e de características muito especiais no seio da dança clássica.
Esta produção será acompanhada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos, e dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira.

Companhia Nacional de Bailado
Coreografia: Auguste Bournonville
Música Herman Løvenskiold (1815 – 1870)
Cenários Ferruccio Villagrossi
Figurinos Hugo Manoel
Desenho de Luz Pedro Martins

Uma outra versão, Les Sylphides (não confundir com La Sylphide), tem coreografia de Michel Fokine, com música de Frédéric Chopin orquestrada por Alexander Glazunov. A primeira apresentação desta versao foi apresentada ao público em Dezembro de 1893, conduzida por Nikolai Rimsky-Korsakov.


Mikhail Baryshnikov | Marianna Tcherkassky | Les Sylphides Waltz
Natalia Magnicaballi in Bournonville's La Sylphide



Suzanne Farrell Ballet and Ballet Arizona

Sem comentários:

Enviar um comentário