quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

sociedade... voluntariado...

Comissão Europeia
Ano Europeu do Voluntariado em 2011
IP/10/1640
Bruxelas, 2 de Dezembro de 2010

“Para que as nossas esperanças de construir um mundo melhor e mais seguro não se limitem às boas intenções, precisamos mais do que nunca do empenho dos voluntários», afirmou Kofi Annan. Imbuídos deste espírito, 100 milhões de europeus dedicam o seu tempo e a sua experiência a ajudar quem precisa e a trabalhar em prol das suas comunidades: um professor de arte reformado dá palestras sobre as obras primas da arte europeia aos visitantes estrangeiros de um museu; um estudante do secundário lê para crianças doentes num hospital; um ex-internacional de futebol treina a equipa de um clube de bairro. Há milhares de pessoas que fazem a diferença. É para destacar estes esforços e incentivar mais cidadãos a participar que a Comissão Europeia procedeu hoje ao lançamento do Ano Europeu do Voluntariado em 2011. A Vice Presidente Viviane Reding, Comissária da UE responsável pela Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania, juntamente com Jean-Marc Delizée, Secretário de Estado Federal da Bélgica para as questões sociais, e Marian Harkin, Deputada Europeia, apresentaram o slogan do ano: «Sê voluntário! Isso faz a diferença»”.

Em alturas de crise a solidariedade e disponibilidade podem marcar a diferença e minorar dificuldades. Por exemplo, os Bancos Alimentares Contra a Fome são uma resposta necessária mas provisória, porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Uma vocação Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.
Uma ética A acção dos Bancos Alimentares assenta na gratuidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato.
Um compromissoOs Bancos Alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a acção de mais de 1.800 instituições em Portugal (distribuição total mais de 275.000 pessoas).

Esta organização angariou mais de 3.250 Ton de alimentos na campanha de Nov 2010 (+30% que em 2009).

Seja voluntário... (banco alimentar
Próxima Campanha: 28 e 29 de Maio de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário