quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

música… “black” american classical music

Lembrar duas óperas e dois compositores. Duas obras exemplares de música americana clássica - ópera dita “negra”. Temas que se desenvolvem dentro da comunidade negra americana.
Uma muito conhecida… Porgy e Bess - George Gershwin synopsis PB
Outra menos… Treemonisha – Scott Joplin  synopsis T

George Gershwin
Porgy and Bess é uma das composições (ópera) mais ambiciosas de George Gershiwn (compositor e pianista) (1935). Gershwin chamou-lhe uma "folk opera," e é considerada uma das óperas contemporâneas americanas mais inportantes do sec. XX. A ópera engloba temas musicais altamente sofisticados incluído fuga, atonalidade, plurotonalidade e poliritmo. Entre as grandes momentos estão as árias: "Summertime", "I Got Plenty o' Nuttin'" and "It Ain't Necessarily So") consideradas estravagantes, engenhosas e geniais.                                                                                                             
As composições de Gershwin expandem-se do género popular ao erudito. As suas músicas foram integradas em musicais, filmes e programas de TV, muitas vezes em colaboração com o irmão mais velho Ira (letrista). Muitos cantores o interpretaram, nomeadamente grandes nomes do Jazz. Em 1924, Gershmin compôs a sua obra erudita mais popular, Rhapsody in Blue para orquestra e piano.



Scott Joplin
Treemonisha é uma ópera do famoso compositor afro-americano Scott Joplin, muito ligado ao “ragtime”. Embora englobe muitos géneros musicais é sempre denominada uma “ragtime opera”. A peça musical inclui uma abertura e prólogo, vários recitativos, coros , uma peça para ballet e várias árias que perduram no ouvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário